O dia que de novo nascer.

Ficamos fazendo as vezes reflexões e perguntas de como seria a vida se assim não fosse?

Olhando para os fatos acontecidos como que querendo voltar no tempo para agir de forma diferente.

Acontece que ainda não foi "descoberta" uma forma de voltar ao passado para rever as contestadas decisões tomadas para podermos "reparar" os erros eventuais cometidos.

Cabe então algumas considerações pois de nada vale "chorar o leite derramado", isso não faz nenhuma diferença no contexto do momento.

Apenas é preciso entender o passado, não como lamentos que absolutamente não trará de volta o equívoco cometido.

Ao que passou somente entender que decisão tomada são circunstanciais, e portanto é maldade se condenar por alguma não conformidade em atos cometidos.

Apenas as lições e entendimento que naquele momento a decisão foi baseada em eventos acontecidos naquela fase da vida, cabe portanto a mera reflexão.

Ninguém ainda conseguiu retornar para mudar as consequências, e parafraseando Sartre em sua teoria : "o homem está condenado a ser livre", com isto entender que se existe liberdade para tomar decisões , também está apto a arcar com o que de ruim puder ocorrer dos caminhos escolhidos trilhar.

Então, vamos entender: se de nada vale angustiar-se por ter agido daquela forma, para que se martirizar ?

Alimentar frustrações e arrependimentos nada adianta, mas vale o consolo que mudamos a forma de pensar, que hoje somos melhores do que ontem faz com que possamos ter a certeza que amanhã seremos ainda melhores do que somos hoje.

A felicidade está no fato de que não percamos a capacidade de aprimorar nossos conhecimentos. Somos mais sábios hoje do que ontem. Aprender é um exercício constante que deve ser praticado com determinação e paciência.

Cada dia é uma oportunidade que temos de renovar, de "de novo nascer".

Tudo se renova, a vida é cíclica.

Até nossa existência. Nascemos e morremos, tão simples que parece "besteira" dizer, mas entre essas duas palavrinhas que nos marcam: Nascer e morrer, existe a caminhada, A Vida presente, e é nela que devemos pensar.