CRÔNICA

CONSERVADORISMO

No espectro do tempo e da história “legados de valores” são enraizados na cultura dos povos e da humanidade. De tantos males que afligem o homem, certamente advém uma gama muito grande de aprendizados, que cooperam e norteiam a vida e a própria história!

Sabemos que o termo CONSERVAR refere-se preservar tudo aquilo que é bom e conveniente, e que é sustentável à sociedade. É pois, uma cultura do bem conservar o que foi legado, pois trata-se de um filtro para a vida honesta, honrosa, como se fosse uma horta coletiva que deva ser cultivada e tratada pelos agricultores.

Parece-nos, à cultura atual, que ser conservador é carregar a pecha de ultrapassado e de cafona! Na verdade, há e muito acendrado na cultura jovem (principalmente) esse tipo de conceituação! Diz-se o distanciamento entre pais e filhos, dispostos em culturas diferentes em épocas distintas...

É comum ver jovens filhos, discordarem de seus pais comparando seus critérios e conceitos do seu tempo com os de hoje... A liberdade é confundida com libertinagem! A sensualidade, com sexo explícito... As relações entre namorados com “dormir juntos”!

Mas, ainda outros exemplos, desse CONSERVADORISMO extemporâneo, que confunde as cabeças mais jovens e de muitos adultos também: “Se todo o mundo faz, eu também posso fazer”... “É apenas uma mentirinha”... “Compro e não vou pagar”... “Atiro a primeira pedra, mas, junto com outros”... E por aí vão diversos exemplos que expressam os novos critérios do lado oposto de CONSERVADORISMO – "O modernismo"!

“CONSERVADOR” é preservar a nossa cultura. Por ela nos fora legado as virtudes de antepassados em valores que enaltecem o viver humano, nas suas mais elementares formas de pensar e agir!

Ele é oriundo mesmo, desde a criação do homem! Deus nos criou com objetivos bem claros: “Ide e multiplicai-vos e dominai toda a Terra”!... Mas, ser conservador, não é agredir e destruir, por exemplo, o meio ambiente... Não é manifestar atitudes violentas ao semelhante... Não é roubar para conseguir o que outros conquistaram pelo trabalho digno... Não é mentir para fugir da realidade e auferir lucro com isso...

No conservadorismo reside acima de tudo a responsabilidade social onde os nossos direitos vão até onde começam os dos outros! Tudo posso fazer, mas, nem tudo me é conveniente!

Ser conservador é ser responsável pelas nossas ações! E assim dessa forma, o amor será sempre responsável... É conservar o lado bom e benéfico da vida... Educação, bons tratos, solicitude, camaradagem, boas maneiras, honra, honestidade, cumprimentos de deveres e obrigações, respeito... São, no mínimo os alicerces do “CONSERVADORISMO”!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 04/11/2021
Reeditado em 04/11/2021
Código do texto: T7378311
Classificação de conteúdo: seguro