Marcelo Torca
A música faz e age no ser humano como um todo, atua no hipotálamo do cérebro, modificando o que está sentindo no momento, podendo converter os sentimentos em alegre para triste ou vice-versa. É uma forma de atuação eficiente, ao mesmo tempo, sem muito controle, pois somos passíveis as mudanças emocionais no decorrer do dia, e por vários estímulos. A reação emocional é um entendimento de uma determinada situação, podemos não expressar por palavras, mas a mudança emocional de uma pessoa, indica algo, expressa uma comunicação sobre o que viu ou ouviu.
Os filmes, novelas, seriados, utilizam mutio a música, principalmente para mexer com a emoção das pessoas, provocando tensão ou relaxamento, geralmente há uma cena de tensão e esta evolui para o relaxamento, e isso é sinal de prazer para o ser humano, é o que provoca a emoção. Se uma cena na ficção ou vida real, é acompanhada por uma música, e o impacto emocional é grande, certamente, isso nunca será esquecido, e todas vez que tocar ao menos um trecho da música, lembrará automaticamente o que viu e sentiu.
Tocar um instrumento musical é atuar no campo emocional, além de conhecimento, é uma forma de equilíbrio, já que esse ato, de tocar, vai provocar que as emoções sejam resolvidas, e que tendam ao relaxamento, livando-se das tensões. É uma prática prazerosa, ao mesmo tempo que terapêutica.