OS "DOIS LADOS" DA JUSTIÇA !

OS "DOIS LADOS" DA JUSTIÇA

As coisas andam tão esquisitas nessa "Era Bolsonaro" que corro o risco de um processo mesmo escrevendo um conto. A Justiça atual anda tão estranha (ou confusa) que os magistrados do TSE admitem que há inúmeros indícios de que as "FAKE NEWS" influenciaram eleitores em 2018... mas não há provas consistentes. Temos agora um fato novo na Jurisprudência... a PROVA "inconsistente" ! Mas, "vamos pro jogo que o trabalho é roubo", diriam os antigos ou, traduzindo, vamos ao conto, num tribunal "de portas fechadas", processo correndo "em segredo de Justiça", outra novidade legal, a pedido de "famosinho" ofendido pela artista "sem papas na língua". Fidalgos dos 1700 e 1800 dispunham da Justiça da época como bem entendiam, afinal, boa parte dos juízes era também de nobres ou gente importante. No século 21 a nobreza é "de outra estirpe" mas continua endinheirada e dispondo como quer "da lei e da ordem". Aberta a sessão, inicia o advogado de defesa da acusada, quase ré, sem ter cometido crime maior do que exigir do "nobre" que "desse exemplo, afinal era uma pessoa pública" ! Foi o suficiente para ofender os brios do "figurão" vaidoso.

-- "Então, o senhor é sertanejo, nasceu no interior... NO SERTÃO" ?!

-- "Não é bem assim... nasci na cidade, o termo é somente porque canto música "caipira", matuta, sertaneja" !

-- "Oh, que gracinha... eu lhe ofenderia se o chamasse de "falso sertanejo" ?!

-- "Que raios de pergunta é essa" ?!, irrita-se o depoente. Seu advogado manifesta-se em favor do cliente rico e famoso, com milhões de seguidores nas "Redes Sociais":

-- "Protesto, Meritíssimo... o causídico está constrangendo meu cliente, vítima das aleivosias da acusada" !

-- "Senhor advogado da querelada, seja OBJETIVO" !

-- "Ótima sugestão... quantos animais o senhor usou, quantas pessoas envolveu NA SUA promessa, quanto gastou para concretizar a "brincadeira", digo, o projeto" ?!

-- "Foram dez mulas e não 1 só -- como escreveu de má-fé sua cliente -- alimentadas e tratadas a cada 10 ou 15 quilômetros, com descanso e paradas para dormir. Meu "staff" tratou de tudo... me custou "uma grana federal" !

-- "Huumm... chegamos ao X da questão: devo supor que todo o seu "estafe" também "pagava promessa", é isso" ?!

-- "Claro que não... alguns nem frequentam igreja" !

-- "Meu caro "falso sertanejo"... desculpe ! De quanto dinheiro se precisa para pagar uma promessa ?! Não terias feito melhor DOANDO essa "grana federal" para as Obras Sociais da igreja ou para alguns pobres de sua cidade ? A Virgem Maria usou de um burrico para fugir de Herodes... você usou DEZ para ir até Ela ! Nossa Senhora TE PEDIU isso" ?!

-- "Caramba... você está duvidando da minha fé" ?!

-- "Espero que Nossa Senhora tenha ficado feliz com teu "sacrifício"... na maior parte do Mundo PROMESSA se faz A PÉ ! Na Espanha são 300 ou 40 quilômetros até Santiago de Compostela; no Rio de Janeiro sobe-se de joelhos os 365 degraus da Igreja da Penha; em Belém faz-se quilômetro e meio dessa forma ou puxando sofridamente uma grossa corda. Outros percorrem 60 ou 90 km A PÉ, de cidades vizinhas e uma velhinha andou 3 meses para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. NESSA FOTO você não parece MUITO CANSADO... quanto custaram suas botas novas" ?!

-- "Protesto, Meritíssimo, a Defesa está ridicularizando meu cliente ! Solicito retirar dos Autos a argumentação" !

-- "Não tenho mais perguntas... creio que, em alguns casos, a Justiça -- para ser justa -- precisa "estar errada" e condenar o acusador ao invés do acusado. Claro que isso nunca acontece e não verei aqui esse milagre! !!!

"NATO" AZEVEDO (em 29/out. 2021, 19hs)

************

OBS: a propósito do tema, me parece que um Juiz -- para ser COERENTE, ou consciente pelo menos -- deveria EXIGIR de quem inicie um processo que prove antes que é INOCENTE ou que ESTÁ CORRETO. Sem essa exigência a Justiça (na pessoa do juiz) pende para um lado, já que o lado "mais fraco" -- que nem deveria existir numa Justiça "CEGA", que não olha lados -- não tem como provar o que DIZ, se precisar de DECLARAÇÕES de uma Secretaria qualquer, por exemplo. "EN PASSANT", quem viveu os anos 70 em qualquer esporte tem ÍDOLOS muito melhores que os atuais, a maior parte deles UMA DECEPÇÃO diária... e nem preciso explicar. Se a memória não me falha, há 3 ou 5 anos, a Imprensa nacional divulgava sem receios que certo "reizinho" atual DEVIA ao Fisco "um caminhão" de impostos. Esqueci o NOME do gajo, mas não o fato ! Meu carnê do IPTU de 2016 traz na capa... "O Futuro é você quem faz, PAGUE SEU IPTU em dia", etc, agora substituído por... "VOCÊ PAGA, Ananindeua brilha cada vez mais", etc. Em que esse "VOCÊ PAGA" pode (me) ser ofensivo ?! E se eu NÃO PAGUEI mas processo alguém pelo que falou, mesmo assim ? O Mundo moderno é uma eterna DECEPÇÃO... e nem preciso explicar !!! (NATOAZEVEDO, em 31/out. 2021, 11hs)