HALLOWEEN OU SACI PERERÊ? DECIDA VOCÊ!
Domingo, 31 de outubro de 2021
Costumeiramente não desenvolvo matéria em dia de Domingo, mas neste, pensei haver um motivo diferente para fazê-lo. É que existem duas efemérides interessantes, comemoradas simultaneamente no dia de hoje. Uma quase que no mundo inteiro e a outra exclusivamente em nosso país, o Brasil.
Nos Estados Unidos estabeleceu-se esse 31 de Outubro como o Dia Das Bruxas, mas é conhecido como Halloween, onde o povo se diverte com fantasias múltiplas de personagens horripilantes, diga-se. Também mobiliza a criançada no sentido delas irem de casa em casa para cumprir uma tarefa: a da guloseima ou travessura, onde na falta da primeira as crianças praticam ações bagunceiras naquele local.
Como se sabe os americanos são mestres em espetáculos e shows. E nesta época eles não deixam passar em branco. Músicas, danças e várias diversões fazem parte das comemorações desse dia. É também um dia mágico para todo mundo, apesar das figuras tétricas que uns usam nessa oportunidade. Enfim, faz parte da cultura daquele país que acabou espalhando-se por grande parte do próprio mundo.
Já no caso do Brasil, envolvendo o personagem Saci Pererê, este também faz parte do nosso universo cultural e folclórico nacional. Um personagem engraçado, um moleque preto, que só possui uma perna, usa um gorro vermelho e fuma cachimbo, bem como pratica peripécias por anda anda.
Ele tem alguns parceiros que também são cultuados pela população como a Matinta Pereira, o Curupira, a Caipora e mais alguns outros. Só que em nosso país tais festejos/comemorações não atingem a graça que o Halloween alcança lá nos Estados Unidos e boa parte do mundo.
Um fato interessante até se pode observar nessa situação. Os brasileiros entraram na onda do Halloween. Aqui se anda comemorando tal efeméride, muito mais do que poderia ser com o Saci Pererê e seus afins. E é claro que isso acaba por gerar discussões. Mesmo que desnecessárias.
O fator cultural, bem como se dar importância a eles, seria o foco dessas questões. Mas aqui acontecem certas coisas que não alcançam o esclarecimento de muitos, por isso se enveredar por traçado um tanto quanto disperso, digamos. E é isso que faz com que nossos hermanos argentinos costumem nos retratar como macaquitos.
Além disso, existe um outro aspecto nessas questões. Alguns detratores costumam usar suas mentes razoavelmente envenenadas para criticar os festejos e as comemorações do Halloween afirmando que é infame à religião, até profano, por usar personagens do mal, como eles afirmam.
É claro que isso não passa de pura ignorância. Uma simples brincadeira, coisa de pouca importância. E de passagem rápida entre todos, só dura um dia. Cabendo aos responsáveis pelas crianças e jovens explicarem a eles o cunho da comemoração. E mais nada.
Pra fechar, alguns criaram uma afirmação para impedir no país as comemorações do Halloween e chegam a afirmar o seguinte: "Halloween é o cacete!" Isso não passa de pura estupidez.