CRÔNICA

3ª VIA – Ardil eleitoral

Com claras intenções de minar a candidatura de Bolsonaro, surge um ardil eleitoral que visa diluir entre as preferências eleitorais à campanha Presidencial diversos nomes que já se apresentaram dentro de seus Partidos Políticos.

A ideia é que a diversidades de candidatos enfraqueça as convicções dos “bolsonaristas” que ainda se mostram vulneráveis na decisão de seus apoios ao atual Presidente!

As intenções dúbias dos apoiadores de Bolsonaro poderão migrar para outros nomes e se um empate técnico surgir nas apurações das eleições a Presidente, Bolsonaro pode ser prejudicado, pois trata-se de um ardil eleitoral que, facilmente seja manipulado nos seus resultados finais.

É preciso que a direita representada pelos apoiadores do Presidente se mantenham firmes e solidários à sua candidatura e não migrem de tal forma diluindo a maioria das intenções pró Bolsonaro. Se isso vier a acontecer, vamos ter surpresas “corruptivas” nas apurações objetivando assim quase que empate técnico entre Bolsonaro e Lula...

Como se sabe a definição das urnas eletrônicas, tem ensejado controvérsias quando o assunto deixar transparecer a questão da “auditoriedade” dos resultados!

Afinal, O que é voto auditável? O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores têm saído em defesa do “voto impresso” e contra a urna eletrônica, alegando que o sistema eleitoral brasileiro permite fraudes.

Sob a justificativa de que o voto impresso pode ser auditável, ou seja, passar por auditoria, existe até uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/19 sendo discutida no Congresso Nacional. A proposta quer instituir o voto impresso auditável já a partir das eleições de 2022.

O assunto divide opiniões e chegou a ser tema de lives do presidente em suas redes sociais. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por sua vez reforça que as urnas eletrônicas são 100% seguras.

Presidente do Tribunal, o ministro Luís Roberto Barroso ressalta que desde que entrou em uso nas eleições, em 1996, as urnas eletrônicas nunca tiveram nenhum registro de fraude.

Com tudo isso, entre prós e contra, e em que pese a questão da “auditoriedade nas apurações”, a 3ª via, ou seja, o conglomerado de uma expressiva parcela de candidatos, vai visar, segundo as esquerdas, levar à uma quase igualdade (muito próximas do empate técnico), para que o STF comande o STE nas apurações, e aí, entra o perigo “corruptivo” como enunciei no início deste artigo!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 30/10/2021
Código do texto: T7375025
Classificação de conteúdo: seguro