De volta pra casa

Era fim de semana, estava prestes a mudar minha vida. Entrei no ônibus a caminho da minha nova cidade, que era somente até então, a cidade onde nasci. Minha mãe estava próxima a janela do ônibus, acenando: eu ia embora, mas ia voltar, agora só como visita. No meu MP3 tocava Cassia Eller - Por enquanto - e bem quando senti o sacolejo do ônibus ligando tocava a parte "estamos indo de volta pra casa".

A nova cidade não era meu lar, mas era onde queria que fosse. Ao longo dos anos, fui, de tempos em tempos, revisitando esta canção. Primeiro, um pouco depois da morte da cantora, pois a musica se torna tributo ao seu interprete falecido. Depois, revisitando a letra e com lágrimas a parte, fui vendo realmente que cheguei a acreditar que algumas coisas eram para sempre, e o "para sempre" sim, sempre acaba. Comecei a pensar em mim, não o de hoje, mas o daquele dia, que estava naquele ônibus, sentado, temendo o futuro.

Muita coisa aconteceu de lá para cá, mas a essência, esta, de fato ficou. Estamos bem. Eu comigo mesmo. Já mandei tantas cartas imaginárias ao meu "eu" do passado, tentando dizer que: tudo bem, as coisas no futuro são melhores. Desistimos de tantas coisas, teimamos em tantas mais. Mas o mundo mudou. Ando pelas ruas e vejo gente triste. Olho as pessoas a minha volta e sinto o pesar e o medo em seus olhos.

O mundo mudou. Ficamos isolados, em casa. Tampamos o nosso sorriso, perdemos nossa expressão atrás de uma máscara, atrás de uma tela, sem rosto, só voz. Abraços são preocupados, contato então, tornou-se superestimado. Tem gente com fome e eu, tenho a minha. Fome de um dia melhor, de "encontrar meu lugar ao sol". Penso no que conquistei, no que se sofri, no que sorri.

A música agora toca no carro. Estou no trânsito. Doze horas fora de casa. Cansado e com fome. Olho o retrovisor e só vejo os faróis e cada um me vê. Subo o volume da música, ela de certa forma me abraça e me leva a tempos antigos e felizes. Penso no que posso fazer para melhorar o meu futuro. A música chega ao final e com ela reflito, que hoje já não há nada mais o que fazer, só ir para casa e descansar. Amanhã tudo de novo. Nova oportunidade de tentar.

"Mesmo com tantos motivos

pra deixar tudo como está,

nem desistir, nem tentar

Agora tanto faz

Estamos indo de volta pra casa"

Cassia, estou deixando como está, estou cansado. Quero jantar e dormir. Oito horas. Estou indo de volta para casa.

Dom Torres
Enviado por Dom Torres em 29/10/2021
Código do texto: T7373946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.