21 de Novembro.

21 de Novembro

Fui convidado a participar de um sarau nesta data.

Como não sei tocar qualquer instrumento, nem cantar, me restou contar piada ou história.

Como esta data recordo acontecimentos vividos, resolvi compartilha-los.

Pois foi nesta data em 1950, que fiz a minha Primeira Comunhão.

Contava com meus quatro anos e meio, portanto não havia ainda me alfabetizado, minha mãe me catequizava, lendo o Catecismo e contando-me as passagens dos Evangelhos, como verdadeiras histórias sagradas.

Eu as memorizava e recontava às visitas, a convite de minha mãe, as proezas de minha memória, na sala de visita.

Assim eu falava da passagem dos pescadores que estavam desolados com a falta de peixes nas suas pescarias. Então dizia Jesus que eles lançassem novamente suas redes ao mar. Incrédulos pela experiência do ofício, não desobedeceram aquela ordem e foram a mãos a obra. Resumindo a história que todos conhecem, pescaram mais que a capacidade da rede e do barco. Assim, me apresentando com a certeza de estar agradando minha mãe, arrancada elogios dos presentes que aprovavam minha preparação para o Sacramento da Comunhão.

Na verdade não estava preparando-me só para Eucaristia, mas para a comunhão com a paróquia, vivendo o apostolado através da Congregação Mariana, a exemplo de meu pai que a ela pertencia e de minha mãe na Pia União Filias de Maria. Aliás foi através desta atividade religiosa que eles namoraram até se casarem sem alarde de namoro e saídas a dois como faziam jovens da época, tudo registrado nos seus diários que os guardo para um dia enrobustecer o processo que há de ser feita a canonização de minha mãe. Corroborada pela sua ascese na vida conjugal e por participar da Obra Opus Dei.

Como eu dizia inicialmente, esta data recordo acontecimentos vividos, tais como a paternidade com o nascimento do meu filho Henrique. Meu segundo filho, sendo o primeiro homem da minha modesta prole se comparada com a de meus pais que tiveram nove filhos, sete José e duas Maria. Batizados no mesmo dia do nascimento. Já os casais de hoje em dia, quando muito, tem um filho; com uma educação, inclusive religiosa, a lamentar. Meus filhos foram educados a amar a Deus, servir a Pátria e vive-la civicamente. Seguiram o adestramento de Baden Powell através do aprendizado praticando a teoria campestre, social e religiosa.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 28/10/2021
Código do texto: T7373740
Classificação de conteúdo: seguro