O EIXO

O EIXO

Sou, vez por outra, atraída pelo desuso das expressões. Assim como os "costumes", quero dizer, os hábitos populares, as expressões "saem de voga". Bem... E por que desta vez "entrei nessa" de novo? Respondo sem"pestanejar":

- Saudade!

A Saudade não é um vocábulo qualquer...É uma "viagem" e ela cobra o preço da passagem! E garanto que tenho pago caro pelas memórias. Não que elas sejam sofridas, mas pela melancolia que o tempo causa.

Tenho observado que, apesar de a "Ciência" nos submeter ao "espanto" de seus avanços e descobertas, causa piedade sua solidão. Nada é mais frustrante para os cientistas do que o deserto da compreensão humana. E o que me fez adentrar neste universo distante

- Ah! É mesmo... O desuso das expressões!

Quando eu era criança (e faz séculos então) ... Eu me recordo de minha mãe se queixando:

- Nossa! Olha o estado que você está? Como conseguiu rasgar o vestido assim? Olha só isso: a saia está em farrapos...E olha o resto? Meu Deus! Como você consegue? Ah! Minha filha! "Você um dia me TIRA DO EIXO!"

Aí, eu começava a imaginar qual "diabo de castigo" estaria por vir?

Quando eu quase"tirava" minha mãe do EIXO já sabia que - ou teria que ficar deitada na cama, quieta, por um tempo (o que era "brutal" pra mim) - ou ficar sentada na "cadeira do castigo", depois de algumas palmadas, num canto da sala!

Aquela "porcaria" de EIXO vivia me perseguindo!

Na escola, eu fazia o "tipo acomodada".

Minha mãe ficava incrédula com os elogios de "Dona Eumaia"... A professora se queixava que alguns alunos, às vezes, quase a tiravam do EIXO', mas eu não! Eu era uma "gracinha"... Até ajudava outros alunos na leitura (a pedido dela) e minha mãe que conhecia "a peça"... Ficava muda! Incrédula!

Um dia...

E há sempre um dia... Ainda no "Curso Primário", fui surpreendida com o novo sentido do vocábulo EIXO!

Meu Deus!

- A Terra cumpre um destino ditado pelo seu EIXO!

Foram estas as exatas palavras de Dona Neuza, aquela professora baixinha que compensava o tamanho com exclusiva competência, autoridade e respeito!

Então, a coisa era séria!

Imagina que o EIXO existia, mas era uma LINHA IMAGINÁRIA...

Isso é de enlouquecer qualquer um!!!

Pensando melhor... Eu "quase tirava minha mãe do EIXO" e nunca soube como ele era?...

Será que o EIXO da mamãe também era assim? Uma linha invisível e tão importante?

Se minha mãe tinha medo de perder o EIXO... Então, era muito grave qualquer "traquinagem" contra o EIXO DA TERRA!

Dona Neuza era capaz de manter a turma "hipnotizada" e discorreu sobre a compreensão desta LINHA IMAGINÁRIA que mantinha a TERRA no equilíbrio que conhecemos.

Não! Você não imagina o "nó que deu na minha cabeça"!

Não aconteceu, mas minha mãe "escapou de boa"!

Meu Deus!Agora, eu sabia que ela podia ter se desequilibrado com minhas aventuras! "Levar um tombo" Eu teria sido responsável por este evento sinistro!

E daí???

- Sabe, estamos vivendo um momento bastante extraordinário. Vez por outra, reclamo e não sou eu só:

- Parece que o tempo "está correndo" mais celeremente! As pessoas se mostram tomadas por comportamentos dúbios. Ou demonstram extrema ansiedade e até violência ou se tornam totalmente apáticas.

Há uma espécie de convulsão coletiva e a Natureza parece sensível a este mal-estar "reinante". Aí, ela promove eventos simultâneos e catastróficos como erupções vulcânicas, tempestades violentas, ciclones, maremotos,incêndios espontâneos e ataques massivos de insetos -mosquitos, gafanhotos, percevejos, etc.

É certo!Nunca o Planeta Terra foi tão densamente povoado!

Seria esta a causa responsável pelo mal estar dominante e também por doenças endêmicas e pandemias que subtraem a vida de populações, de forma nunca antes dimensionadas por nós, com tal grandeza e sequência?

Há uma desconfiança generalizada, impulsionada pelo temor de um plano capcioso, arquitetado para estrutura de estranhos projetos implementados por países interessados no extermínio de gente, com o objetivo de "equilibrar" o desempenho global na economia de Recursos Naturais!Será? Seria esta, a forma perfeita e avassaladora para evitar a fome que ameaça a Humanidade?

O desespero se alastra como peste e a evidência das estatísticas registram óbitos em números extraordinários e alarmantes. Nem as guerras foram capazes de produzir tamanha perda, num tempo quase exíguo.

Estranho é que a Humanidade, que sempre conviveu "em grupo" tem que se submeter a um isolamento compulsório, sob condições impostas pelas autoridades governamentais, em nome da sobrevivência...Uma solução que não administra o problema, mas que tenta... Não garante sucesso e pode instaurar prejuízos econômicos graves...

E daí?

Bem, os cientistas comunicaram que o EIXO DA TERRA está em preocupante evolução e que não há previsão das consequências,embora este fenômeno natural já tenha ocorrido em "priscas eras", quando o planeta ainda não era habitado pela espécie humana. Assim,não há relatos exatos ou registros documentados, minuciosamente descritos, que nos orientem no resguardo das consequências do desastre.

Estudiosos deste tema creem que nosso planeta fará uma reestruturação ambiental e geológica. Quando? Como? Em quanto tempo? De súbito ou lentamente? Que surpresa nos aguarda? Que eventos nos ameaçarão a existência?Rios inverterão seus percursos? Oceanos buscarão novos espaços? Cordilheiras serão submersas? Surpreendentes vulcões vomitarão suas lavas ácidas! Lagos serão tornados pântanos ou desertificados? Fendas abissais se abrirão? Cavernas sugarão matérias?

Haverá o extermínio da população global ou sobreviverão isolados, indivíduos ou grupos ou a Vida ganhará outra dimensão e a Terra obedecendo ao imaginário EIXO terá novo equilíbrio e investirá sua existência em inusitado evento neste Universo infindo?

Pensando bem... Quando eu "arriscava tirar minha mãe do EIXO", ela me punha de castigo!

Esta, não é a primeira vez que aqui ocorre a MUDANÇA DE EIXO, segundo os cientistas. Agora, cabe a pergunta :

- Será que este PLANETA já foi habitado por outros seres há milhões de tempos atrás? E será que estas incógnitas espécies, também fizeram tantas "traquinagens" quanto eu e provocaram, em tempos primordiais, a mudança de EIXO DA TERRA?

SERÁ?

Que tal, "melhorarmos nosso comportamento"?

dacosta
Enviado por dacosta em 27/10/2021
Reeditado em 27/10/2021
Código do texto: T7372806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.