PASSARAM 124 ANOS DA GUERRA EM CANUDOS

Aquele final daquele genocídio aconteceu em uma terça-feira, 05 de Outubro de 1897, mais a vingança das tropas e também dos Oficiais e Generais do Exército, tendo no comando da 4ª Expedição o General Artur Oscar de Andrade Guimarães e o seu irmão Carlos Eugênio de Andrade Guimarães e teve o reforço da Expedição do Cláudio do Amaral Savaget.

O Arraial do Belo Monte Canudos, que foi totalmente incendiado em 05 de Outubro de 1897, ficaram naquele solo, muitos corpos, confira o que escreveu o Jornalista Favila Nunes, esses era o correspondente especial da Gazeta de Noticias do Rio de Janeiro, leia trechinho da sua crônica “pretendo seguir hoje para Monte Santo, porque a permanecia aqui é insuportável em vista da situação de Canudos, transformado em um vastíssimo Cemitério, com milhares de cadáveres sepultados outros milhares apenas mal coberto com terra”.

Os conselheiristas e seguidores de Antonio Vicente Mendes Maciel o Antonio Conselheiro moraram em Belo Monte Canudos de 1893 a 1897, mais os Republicanos ateus e fanáticos pelo viva a República, em plena Guerra de Canudos, esses tiranos militares estiveram em confrontos contra os guerrilheiros que deixaram muitos mortos do lado do Exército em 1897.

Nesta terça-feira, 05 de Outubro de 2021, completa hoje 124 anos do fim da Guerra de Canudos, em cidade de Monte Santo na Bahia, vamos relembrar quem foram os apoiadores do gen. Artur Oscar, em Vila de Monte Santo, atuavam aqui o Juiz Genis Martins Fontes, o capitão Bertolino Neves, Antão Alves, Juvêncio Leopoldino e o Cel. João Dias Pereira Caldas. A pequena vila ficou desabitada por populares em 1897, na antiga praça da Matriz ficou transformada em praça de Guerra e tomada por Barracas era a 2ª Base de Operações do Exército de ordem autoritária de 1897.

Hoje, terça-feira, 05 de Outubro de 2021, estar muito ensolarado em Monte Santo, agora segue a matéria: entrei em Museu do Sertão, onde trabalho como Guia histórico, mais nesta Terça-Feira, 05 de Outubro de 2021,fui observar aquele acervo e no interior do Museu do Sertão, em sala da Recepção pode encontrar uma Réplica em Gesso e pintada de tinta preta, é a réplica do Meteorito de Bendegó, um quadro com a Foto de Galdino Andrade e Silva de 1879 a 1941, e outro quadro de Amélia Andrade de 1887 a 1970, era filha do Cel e Cap. Salustiano Dias de Andrade de 1858 a 24 de Fevereiro de 1936.

Em auditório do Museu do Sertão, encontra-se 03 paneis de Juraci Dória o 1º tendo um desenho de Antonio Conselheiro e as Beatas o 2º painel Antonio Conselheiro pregando para o povo e o 3º painel o Conselheiro espantado com uma cruz, os mencionados painéis são datados de 1990.

No espaço do 3º cômodo, deparei-me com fotografias em quadros, de autoria do Fotógrafo Augusto Flávio de Barros, em 1897, referente a Guerra de Canudos.

Era Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2021, eu visitei a Casa da 3ª Fonte, essa foi inaugurada pelo DNOCS segue o que encontra-se em Placa “ Serviço de Abastecimento D’água de Monte Santo” reiniciada em 1964 – Terminada em 1966.

Hoje pode ver em abandono, sem funcionamento, em 2021 as pessoas não vem pagar água neste local, mais as torneiras no localidade onde ficava a fonte da mangueira, continua sendo procurada por aguadeiros e Mulheres pegam água em Latas e Baldes e São Levados em suas cabeças. E também pegam água caminhão Pipa, em plena seca de 2021.

Naquele momento conversei com o diretor do Museu do Sertão Emmanoel Santos Cardoso, esse foi guiado por mim, na terça-feira, 28 de Set. de 2021 fomos até a fazenda Angico, e mostrei as ruínas do Casarão do Cel Salustiano Dias de Andrade, que recebia Virgulino Ferreira da Silva, Lampião e os seus Cangaceiros em 1930, 1931 e 1932, esse cangaceiro passou pelo nosso Município.

Morou em Casarão de Salustiano Andrade, por alguns anos Bernardino e era Genro de Salustiano Andrade, morou alguns anos no angiquinho, o Casarão era de 1892.

No dia 28 de Setembro de 2021, ouvimos da Bisneta de Salustiano Andrade, a Maria Raimunda de Andrade, em sua residência em Povoado de Várzea dos Bois, Maria Raimunda, conheceu o Vaqueiro Francisco Teixeira (Tombó) esse morou em casa que perteceu a Salustiano, e depois morou lá Bernadino, a Maria Raimunda de Andrade de 07 de Março de 1958, num dia ensoralado de 28 de Setembro de 2021, o Diretor do Museu do Sertão Emmanoel Santos Cardoso pediu um quadro com a foto de Salustiano Dias de Andrade, com mais de 100 anos essa foto, e o poeta e pesquisador José de Jesus, fez as fotos de Maria Raimunda Andrade doando o quadro a Emanoel Cardoso, ambos foram fotografados.

Deparam-se com 03 quadros, esses doados por mim, o 01 quadro contém impresso poema e estrofes em cordel e uma foto do cordelista José de Jesus o Guia do Museu do Sertão.

As 10h 19, encontrava-me em praça Mons. Berenguer, Céu sem nuvens e bem ensoralado e quente. Mais podia presenciar as pessoas andando e alguns Carros estacionados em volta do Jardim da Praça. Na terça -feira, 05 de Out. de 2021, estava completando os 124 anos do final da Guerra de Canudos.

Hoje na praça Mons. Berenguer, têm Jardins Gramados e com Roseiras e também árvores e palmeiras em volta encontram-se Lojas e pontos comerciais e dois Hotéis, Monte Santo Palece Hotel e Santo André.

Voltando este relato, sobre a Concha acústica, tem um Busto do Ministro da Guerra de Canudos, Carlos Machado Bittencourt, a estátua de Antonio Conselheiro construída em 1984, essa foi reformada de novo por Jaime em 2021, mais o Canhão apontado para estátua de Antonio Conselheiro, o coordenador de Cultura devia ter virado esse Canhão para o Busto do Carlos Machado Bittencourt.

Não aconteceu a verdadeira cantoria a margem do Açude de Cocorobó, Canudos Velho, neste Sábado, 09 de Outubro de 2021, membros do Movimento Popular e Histórico de Canudos, sendo a reunião na XXXVIII Celebração pelos Mártires de Canudos , na terça-feira, 05 de Outubro de 2021, completou os 124 anos do fim da Guerra contra Canudos.

Nos informou Nivalda Canidé , aqui em Casa, na sexta-feira, 08 de Out. de 2021, dia do Nordestino, segundo Nivalda que esteve em Canudos Velho, e viu, a flora cinza em plena seca. As duas Pontes da 2ª Canudos, estão servindo de passagens dos Carros Pipas , que transportam água do Açude de Cocorobó. As Ruínas da Igreja de Santo Antonio e o Pedestal da Matadeira, eocntram-se em terra firme. Por isto as reflexões aconteceram perto do Bar de Madalena em Alto do Beatinho, Canudos Velho Ba.

No domingo, 31 de Outubro de 2021, completou os 87 anos da Festa de Todos os Santos, que por caso do covid19, não terá a festa com vocalistas na Praça de Eventos, esperamos alguns Romeiros (as) e as subidas pelo Caminho da Serra do Piquaraçá, indo até o cume, onde fica a Igreja de Santa Cruz, em 31 de Out. e 01 de Nov. de 2021.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 26/10/2021
Código do texto: T7372159
Classificação de conteúdo: seguro