VIAGEM GRATUITA

VIAGEM GRATUITA

O Tempo tem ocupado minhas reflexões. Será porque o Futuro encurtou? Resolvi pensar a respeito.

Tenho feito algumas viagens ao Passado. Saudades? Certamente. Mas isto eu sempre fiz. As lembranças amargas foram sendo digeridas e se tornaram episódios compreensíveis no contexto natural dos acontecimentos.

O fato que me surpreende é a extensão do meu Passado. Como ficou longo... Antes, ao me lembrar, as coisas tinham uma proximidade quase vizinha. Agora, elas se distanciam no tempo e no espaço. As referências locais, os episódios rememorados e hoje descritos por mim são envoltos numa interrogação incrédula das pessoas que os ouvem e as personagens citadas assumem então, duvidosa existência. Talvez, eu seja responsável por estas atitudes já que vivi situações de absurda realidade. Agora pense comigo: a Realidade não é absurda?

Lembro-me de inúmeras vezes, seguir o percurso das formigas. Eu era criança e via que a cada encontro no caminho, elas paravam e pareciam cochichar alguma coisa, enquanto as ágeis perninhas dianteiras erguidas cruzavam a se tocar e a moverem agitadas como se trocando informação preciosa e urgente. A razão não era minha presença porque as duas me viam. Não eram estúpidas de falar sobre o óbvio. Devia ser um papo sobre o clima, a comida, o caminho ou o destino dos alimentos. Se acaso eu punha o dedo interrompendo o acesso, elas enlouqueciam. Com o passar dos anos percebi o quanto somos parecidos. É. Nós todos. Nós e as formigas. Se algo se interpõe de forma inesperada a nossa trajetória há uma desorientação momentânea. O imprevisto nos pertuba e aciona nossas defesas.

Ante a Natureza e seus exemplos de ação e reação fui dedicada discípula e atenta observadora do transcurso deste Passado que se faz Presente.

Ao mergulhar no meu viver antigo percebo a multiplicidade de existências que desfrutamos. Não é uma só a vida – são muitas. Não sou uma só pessoa – sou várias. Então viver é um êxtase! Ora de inebriante felicidade, ora de melancólica agonia. Vivendo a intercessão de todos os sentimentos, assim como a Natureza, tempestades e bonanças, calmarias e vendavais, terremotos e vulcões a criar novas belas e inacreditáveis paisagens. Desta mesma maneira fui evoluindo na passagem do tempo. O turbilhão das imagens de pessoas, animais, lugares dá-me a sensação de embriaguês momentânea. É claro que falo isto só pra você e sei que conto com a sua discreção, não tivesse eu esta certeza, evitaria tal assunto.

Sim! E o Presente? Ah! Como é fugaz!

O Presente é um milagre e como todo milagre é de difícil comprovação. Basta dizer que a frase que acabei de concluir... já é Passado! Portanto, vamos nos ater ao Futuro! Este sim, podemos usar em nosso benefício e chancelá-lo num Passado próximo com orgulho presente. Outra coisa que me emociona é saber que embora eu use a expressão Meu Passado, ela não corresponde à verdade porque nele atuaram vários intérpretes e assim, cada pedaço dele é parte de outras histórias de outros indivíduos, numa escala difusa das vidas que se cruzam.

O bom de viajar ao Passado, além de tudo, é o preço.

dacosta
Enviado por dacosta em 26/10/2021
Código do texto: T7372087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.