Através de nossa vida, Deus nos dá lições, e elas se apresentam diante de nós com muitos "rostos" diferentes. Pessoas que encontramos nas ruas, fatos que acontecem diariamente são aprendizados constantes, mensagens camufladas. O desafio maior é saber interpretar tudo que aparece em nosso caminho.
Acredito que as pessoas que cruzam nossa vida tem um significado especial, e trazem ensinamentos como se fossem páginas de livros.
Sempre procuro passar para a frente o que aprendi e também aprender com outras pessoas um pequenino segredo para se viver. Principalmente com os idosos, que são verdadeiros livros de histórias, ou com as crianças, pela simplicidade. Como elas, deveríamos enxergar tudo pelo coração de uma forma transparente e espontânea.
Cuidando de idosos no meu serviço voluntário tive lições muito profundas que guardo comigo até hoje, e uma delas - aprender a apreciar tudo com lentidão, e viver cada dia como se fosse único.
Algumas outras que aprendi são expressadas em uma música do Lulu Santos e uma frase de Al Pacino no filme "Perfume de Mulher".
Lulu diz que "Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa, tudo sempre passará" . E Al Pacino, quando no filme tira aquela linda moça para dançar e ela diz "que seu noivo vai chegar em alguns minutos", ele responde: "Em alguns minutos vive-se uma vida".
Duas verdades incontestáveis.
Tema: Tudo que aprendi na vida