Mini crônica: Josés e Marias
Era uma vez um país. Nesse país todos as mulheres se chamavam Maria. Maria do Rosário, Maria da Penha, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria Paula, Maria Emília, enfim, Maria de alguma coisa. Sendo assim, todas as mulheres eram irmãs.
Nesse país, também, todos os homens se chamavam José. José Pedro, José Antônio, José Marcos, José Cláudio, José Bento, enfim, José de alguma coisa. Sendo assim, todos os homens eram irmãos.
Nesse país não havia brigas. Ninguém maltratava ninguém. Ninguém explorava ninguém. José e Maria viviam em paz. Sendo assim, todos viviam em paz.
Foi então, que um dia, alguém resolveu colocar outro nome na filha que nacera, que não Maria. Outro resolveu também, colocar o nome no filho que nacera, que não José. E assim muitos outros e outros fizeram a mesma coisa. Passado algum tempo, ninguém mais se lembrava quem havia sido o primeiro a fazer isso.
Então começaram as brigas. Alguns matavam alguns. Alguns exploravam alguns. As mulheres não eram mais irmãs. Os homens não eram mais irmãos. Quer dizer, as mulheres que não se chamavam Maria e os homens que não se chamavam José.
Foi então que um dia, o rei desse país se lembrou do tempo em que não havia brigas. Então o rei decretou: a partir de agora, desse segundo em diante, todo menino ou menina que nascer vai se chamar Maria ou José.
Passou um bom tempo até que nesse país todos voltaram a ter o nome de Maria ou José. Até o rei e a rainha. As brigas acabaram. Ninguém mais maltratava ninguém. Ninguém mais, explorava ninguém.
A estória acabou. Dorme em paz meu filho.