QUERO SAIR! AGORA!!!

QUERO SAIR!

AGORA!!!

Sim.Professor Neide era um bom professor de Ciência! Não era sedutor como o Professor de Português Corintho Alves!Nem exibia impostação gutural e dramática do Professor Trajano, de História. Nem era docemente cativante como o sábio Professor de Literatura, Manuel de Cavalcante Proença, mas era simpático e sempre buscava provocar nosso interesse sobre o assunto a ser desenvolvido. Certo dia, no entanto, nos surpreendeu com a exibição de cartazes que marcaram, definitivamente, sua lembrança na minha tradição escolar.

- Hoje eu trouxe pra vocês observarem uma interessante experiência, ocorrida em laboratório, para registro do comportamento populacional! Este é um estudo que se fez documento e que eu achei importante trazer para nossa aula! (Aquela impostação de voz... não era uma atitude comum nele.) Pela primeira vez, Professor Neide exibia uma expressão grave e, sem sorrisos, prendeu os cartazes na lousa e começou a dissertar de forma nova e austera.Uma imagem que nos surpreendeu pela dramaticidade!

- Aqui estão expostas duas caixas!Todas duas estão contendo ratos!É! Ratos!Nesta primeira, foram colocados poucos indivíduos! Já nesta outra caixa, há uma quantidade bem maior. Estão vendo?

Os cientistas observaram que nesta caixa com população menor, os ratos se alimentavam pacificamente e cediam, cordialmente, lugar para os ratinhos mais jovens e os protegiam dos riscos das brincadeiras que pudessem causar danos. As ratazanas amamentavam suas crias e cuidavam delas carinhosamente, como mães naturalmente amorosas. O desempenho social neste grupo era solidário, cordial e tranquilo.

Observem esta visão é quase orgânica!Harmoniosa!

Já, a caixa que continha a superpopulação de animais era algo assustador! Além dos ruídos agressivos de ataques raivosos,observaram que os ratos maiores submetiam os menores a todo tipo de covardia, além de impedir que se alimentassem normalmente. As ratazanas comiam partes de suas crias quando nasciam e a violência entre todos era constante e desmedida.

O Professor Neide explicou que os cientistas quiseram observar, com acuidade peculiar e, ainda provar, que o excesso de população provoca comportamento social anômalo porque o instinto de sobrevivência instiga e faz evoluir a violência.

Éramos alunas do Curso Ginasial e estávamos na Quarta Série!

É bem provável que ninguém lembre daquela aula e menos ainda do professor, que não era uma figura exponencial, mas altamente determinado e eu nunca esqueci a dramática caixa superlotada de ratinhos, talvez, porque não tenho aversão por animal, exceto escorpião( nunca sei o que ele pensa)...

E por que me conduziu a memória ao tão distante fato?

Tenho observado, para meu espanto, que cresceu, assustadoramente, o número de mulheres assassinando seus filhos ou sacrificando de forma cruel, crianças.A violência é exercida por humanos contra tudo e todos. A solidariedade - se tornou um comportamento raro! Crimes ganharam cenário patético de terror indescritível. Autoridades públicas foram tornadas personalidades amorfas ou parte integrante de um processo irresponsável de condução da política de segurança e agem como figuras nocivas de um tempo perverso.

O povo não entende seu espaço, nem se reconhece como parte de uma engrenagem falida, constituída digressão amorfa.

A Humanidade se perdeu do Destino e a Natureza não admite falha de consciência e assume o direito de reorganizar "esta caixa"!

- Socorro! Onde, outra caixa? Quero sair desta!

AGORA!!!

dacosta
Enviado por dacosta em 18/10/2021
Código do texto: T7366498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.