E os Pitanguapos congregam...

Com a retomada gradual dos encontros dos Amigos de Pitangui, outubro, em muitos aspectos, bisou setembro: mesmo local, quorum ainda baixo composto pelos usuais suspeitos Bécaud et fils, Fifi, Marcondes, Mr Spray, Mr President and the First Lady...e, enfim, uma outra noite de quinta-feira.

Novidades alvissareiras foram as reaparições de Vandeir, o Presidente em exercício do Instituto Histórico de Pitangui, Rogério Guimarães, o dono da Fábrica de Tecidos Santanense, e de nosso celebrado decano, César Chaves, mais conhecido urbi et orbe como Chumbrega, fazendo questão desse registro na comanda indidualizada. Cheguei a indagá-lo se não seria com X, de Xuxa e de Xaves, mas ele, César foi intransigente. Ou foi exatamente o contrário?

O certo contudo é que de uma hora para outra, nosso decano Chaves, y sus simpáticos hermanos, Mário Tadeu e Paulinho, se tornaram sem-teto...e até sem chão: a majestosa propriedade familiar, com seu extenso quintalão foi demolida para dar lugar a um condomínio residencial. É a Pitangui que se moderniza, se transforma urbanisticamente. Fica a lembrança dos bons tempos idos que se hoje achamos que foram curtos, certamente foram bem curtidos. Nosso confrade William Santiago, ex-morador do Beco dos Canudos, cujo quintal confrontava com as terras dos xavantes Chaves, tem uma deleitosa crônica sobre as aventuras convergentes de fundos de terreiros...Dois Reinos contra o Mundo Paralelo, envolvendo embates homéricos e feéricos entre os herdeiros de Beco Chaves e de Dom Ubaldino das Graças...Tá tudo na SinaCigana, publicada em 2017 pela Editora Os Semeadores, que solenemente boicotei com temor de ganhar o Jabuti antes de mim...

Voltemos ao encontro: o Brasil ganhava bem de um pouco inspirado Uruguai mas ninguém dava bola pra tv do bar ou pras diabruras do Neymar. A loira estava no centro de tudo, irrigando mentes e corações...com alguma paradinha eventual para a eliminação dos excessos etílicos. Foi quando expirou meu alvará...

Novembro tem mais e dezembro, já se anuncia, teremos outro baita pre-Natal, na Santa Velhinha adorada, a Pitangui tricentenária...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 15/10/2021
Código do texto: T7364074
Classificação de conteúdo: seguro