Sucesso e fama no meio musical

O assunto é grande e variado mas, começo dizendo que a fama no meio popular da nossa música acontece quase sempre para o artista que está no local, no momento certo sem deixar passar a oportunidade. Em um outro tempo e local a fama já não pode se encaixar nem o sucesso acontecer. Assim, exemplificando: Nelson Gonçalves teve seu tempo, Roberto Carlos veio noutra década e foi se adaptando às novas propostas de audição, e é desse jeito, algo dinâmico.

Já conversei com artistas famosos da música que tiveram muito êxito noutros tempos, hoje uns poucos continuam se apresentando. Contudo o brilho da época em que estes se tornaram famosos não é o mesmo para os ouvintes das novas gerações, porém, para os antigos fãs daqueles artistas, a admiração continua, mesmo um pouco pálida mas continua.

Para dizer das preferências das plateias, conto um caso: certa vez depois de uma apresentação do cantor e compositor Fausto Nilo em Natal, ouvi dele frase que não mais esqueci. Disse-me que quem vai dizer se uma música pode fazer sucesso, é o gosto popular. E eu observei que esse gosto pode abranger vários campos. Logo, a canção pode dizer algo ridículo, bem-humorado, sex, pode ser um protesto, pode ser de amor, de crítica e tudo o mais que desperte emoções no ser humano, pode até ser em língua estrangeira. O povo quer novidade, quer se divertir com ou sem arte. A massa adota bordões, cria gírias e escolhe o que lhe convém e isso é tão antigo quanto o próprio povo. Mas afinal o que é mesmo fazer sucesso! A resposta também vai variar de acordo com o gosto da pessoa em questão, artista ou não. No caso de personalidades da música do passado, talvez fosse vender milhões de cópias do disco, tocar no rádio e ao mesmo tempo estar na reduzida mídia televisiva.

Mas fazer sucesso não seria simplesmente a pura satisfação? Sim, mas esta mesma varia de pessoa para pessoa, enquanto um gosta de calma o outro quer agitação, enquanto um deseja simplicidade outro quer dar asas à sua desenfreada vaidade..., é, um cronista bem antigo já não disse certa vez que tudo é vaidade debaixo do sol, então? O que será? Existem indivíduos comuns que querem simplesmente ser reconhecidos como bons profissionais, outros não estão nem aí para isso, preferem é viver na marginalidade, esta também dá fama, Lampião foi um desses e ele era músico também. Tem gente que quer possuir dinheiro, sem nem mesmo saber se isso lhe proporcionará a satisfação desejada. Mas é bom que eu não perca o rumo, não vim hoje falar do vil metal, o assunto é fama e sucesso musical por enquanto.

Existe pessoas que desejam ser famosas e se tornam celebridades, estrelas, mas em seguida ao estrelato fatalmente vem o anonimato e é sem segredo essa mudança o que pode causar grande desencanto e dor para elas. Assim, a frustração faz com que a pessoa acorde e bote os pés no chão e comece a se conhecer melhor e a sua trajetória de vida. Talvez no tempo em que desejou se mostrar ao público o artista estivesse emocionado, tomado por exacerbada vaidade ou simplesmente fingindo... penso que ninguém sabe ao certo, pois estamos sempre mudando...

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 12/10/2021
Código do texto: T7361814
Classificação de conteúdo: seguro