VOCÊ OUVIU FALAR DE BRANCA ALVES DE LIMA? 5h55min.

De nossa parte confessamos que não. Mas, acabamos recebendo via WhatsApp, um vídeo de um pouco mais de três minutos, de um professor que enaltecia esta personagem...

Nasceu no bairro do Braz, tradicional bairro de São Paulo, - 1910 – pouco se sabe sobre sua infância, cresceu, e, em 1929 se formou no magistério, - normalista – a princípio, então com 19 anos, foi lecionar no interior de São Paulo, com isto, mais tarde teve o direito de lecionar na capital.

Esta vivência no interior foi muito benéfica, pois evidenciou as dificuldades de alfabetizar, pelos meios habituais a criança do meio rural, e com certeza isto também se dava nas grandes e pequenas cidades.

Quando, finalmente, - 1948 - resolveu elaborar uma cartilha, - Caminho Suave - que através da imagem associadas a letra, facilitasse o aprendizado da criança, a primeira edição, foi feita com muito sacrifício, com os seus próprios recursos, mas a procura e o sucesso editorial foi algo sem precedentes, a cartilha foi logo foi adotada pelo Ministério da Educação, e, isto, deu maior impulso a novas edições.

Foi realmente um fenômeno editorial, pois na 132º. Edição, atingiu perto de 50 milhões de exemplares.

Em 1991 o Ministério da Educação, adotou novas metodologias, porém, assim mesmo, esta cartilha continua vendendo em torno de 10 mil unidades anuais.

Quando a professora Branca, elaborou esta nova metodologia de aprendizado, dentro de si tinha o propósito de ajudar na alfabetização dos brasileiros, e conseguiu o seu intento, pois se calcula, que mais de 60 milhões de foram alfabetizados através desta cartilha...

O Youtube é pródigo em muitos vídeos que falam sobre ela, aos 91 anos passou para o lado de “lá”, com um simples aviso funerário de seu falecimento, o que é comum, aos seres de luz, dão a sua mensagem e partem, sem esperar maiores reconhecimento... 06h26min.

Em tempo: que este dia – 12 de outubro – consagrado a Padroeira do Brasil, Maria Santíssima, mãe de nosso Mestre Jesus, nos proteja, com Sagrado Manto, o nosso país, e que possa vencer as atuais dificuldades na economia e na saúde.

Curitiba, 12 de outubro – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/10/2021
Código do texto: T7361724
Classificação de conteúdo: seguro