QUEM VEM PRA BEIRA DO MAR...

QUEM VEM PRA BEIRA DO MAR.... NUNCA MAIS QUER VOLTAR...(Caymmi)

Perguntei às crianças, quem já tinha visto o mar?... Quem conhecia alguma praia?

Bem, estava lá "imposto" no "Programa do Ensino Primário Fundamental" e que eu teria que cumprir:

- "Acidentes do Litoral"!

Pensei:

- Como ensinar a conceituar este conteúdo -"acidentes do litoral" - se eles não tem a menor ideia do que é uma praia? Se eles nunca viram o MAR?

Nenhum deles tinha acesso à televisão!

No entanto, estava lá, o registro do conteúdo, "matéria que deveria ser vencida"por alunos daquela série...Mas, a que diabo de "série"os doutos gestores da Educação se referiam?

Eu tinha diante de mim, um grupo de crianças de idades e escolaridade difusas!

Olhei penalizada para eles. Eu não estava no distante interior miserável do país... Santa Cruz era Zona Rural do Rio de Janeiro e ficava, cerca de sessenta quilômetros de Copacabana, onde eu residia! Seus pais trabalhavam lavrando a terra e eram, via de regra, analfabetos.

Magros não, secos. Pés calçados com sandálias desgastadas, em apenas um "pé"do par, o outro era exibido em "sociedade" com irmão ou irmã, apesar de usarem tamanhos diferentes.

Vestidos de trapos.

Diante de mim, narizes escorrendo grossa e esverdeada secreção em rostos esquálidos e crianças exibindo uma postura corporal insólita... E eu tinha que cumprir um "Programa"cujo conteúdo ignorava a existência daquelas criaturas!

Quando fazia pedidos a meu pai, ouvia de parentes e amigos, a recriminação:

- Você precisa dizer "Não", pra essa menina...

Ao que ele retrucava, pacientemente:

- A Vida ensina!

Bem, parece que agora, diante daquele cenário, a Vida resolveu me dar aula!

Eu sempre recorri a soluções esdrúxulas...

E por que não?

Procurei o telefone e liguei para o Gabinete do Ministro da Marinha porque aquela responsabilidade tinha que ser dividida com quem tinha recursos para assumi-la!

Ouvi quando o Chefe de Gabinete atendeu com toda pompa:

- Gabinete do Ministro!

- Ministro da Marinha?

- Sim.(Respondeu-me com a circunspecção que exibia autoridade).

- Aqui fala uma Professora! Trabalho em Santa Cruz, zona rural!E aí, desfiei um longo e cruel relatório descritivo e miserável que tornava impossível cumprir o Programa de Ensino...

- Bem...Mas o que a Senhora quer de nós?

- Veja bem...Concluindo:

Como posso ensinar Acidentes do Litoral pra crianças que nunca viram o mar?

- Complicado... Muito complicado!

Então, por isso eu quero que o senhor consiga pra mim, um navio...

- Um navio?

- É! Vou levar as crianças a conhecer a Baía de Guanabara e aí, sim, eles "entenderão os acidentes do litoral"...Entendeu? O Sr. consegue? Por favor! Eu já consegui um ônibus para nos levar até o cais... A empresa Pegasus nos cedeu, gratuitamente!

Dias depois, eu estava com todos os professores, funcionários e alunos da escola, não só os meus, numa embarcação espaçosa, denominada "CHATA"e que permitia a visão panorâmica esplendorosa da Baía de Guanabara, sob a vigilante proteção de Marujos da nossa Marinha de Guerra que encantaram as crianças, com sua atenção e delicadeza.

- Vejam esta é uma ilha! Porção de terra cercada pelo mar...Uma "ilha marítima"! Um conjunto delas forma o que chamamos de Arquipélago!Ali, adiante está a Enseada de Botafogo... Uma pequena praia!

Agora, estamos diante da Praia de Copacabana! Esta ponta de montanha se chama Cabo... Ela avança para o mar!

O Mar solene, profundo, colorido exibia, de quando em vez, peixes que pareciam saudar as crianças com saltos ou nadando ao nosso redor, provocando gritos de alegre emoção. Um espetáculo de integração!

Foi um dia inesquecível!

A visão do Cristo, no morro do Corcovado, magnetizou as crianças!

Todos já estavam deslumbrados! Contornamos o "Pão de Açúcar", iluminado por um Sol que não poupava o espetáculo!

- Toda essa quantidade de água é parte do Oceano Atlântico quantidade maior de água salgada que banha um espaço de terra que contorna o Brasil chamada de "litoral"! Vejam! Agora mesmo, estamos olhando o litoral que se estende a nossa volta.

Suspirei pensando:

- "Agora", eu podia levar o Mapa do Brasil para a sala de aula!

Enfim, "agora", eu poderia cumprir aquela parte do Programa de forma efetiva e ir até além... Mais do que aula, mostramos aos pequenos alunos que ..."aquele agora"... Podia vir a ser...

Um "Mar de Esperanças"!

À Marinha Brasileira, minha eterna gratidão!

Q

dacosta
Enviado por dacosta em 09/10/2021
Código do texto: T7360146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.