AMIGOS URSOS

AMIGOS URSOS

Durante a minha infância, acompanhada por meus pais, frequentei regularmente o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Embora ficasse extasiada com a beleza dos animais, meu coração doía quando os imaginava livres como eu.

Mesmo aqueles nascidos em cativeiro guardavam no olhar a nostalgia de um tempo ausente nas suas vidas.

Mais tarde, passei a visitar o Jardim todo sábado porque minha escola ficava próxima. Tanta assiduidade tornou-me conhecida dos tratadores e vigias. Gostava de conversar com eles. Eles me contavam das manias de certos bichos.

Havia um macaquinho que só comia amendoim descascado. Tinha que ser amendoim natural e sem aquela “pelinha vermelha”. Fora cativo de uma família. Sua dona morreu e eles o doaram ao Zoológico. Por isso era muito dengoso. Eu levava escondido amendoim para ele, que ficava me olhando ansioso, aguardando o fim da operação “limpa amendoim”. Tudo pronto, ele pegava um a um da minha mão e os comia feliz, mas de costas. Parecia magoado pela rejeição sofrida. Devia sentir saudades da “sua dona”.

Nunca foi permitido alimentar os animais, porém quando o Verão inclemente fervia, eu comprava picolés de limão e os escondia na bolsa.

Você imagina cinco ursos numa jaula, sem grades. Era uma casa baixa e pequena construída em alvenaria numa espécie de ilhota, portanto, cercada pela água depositada no entorno fundo que funcionava como piscina, limitado por um muro, o que impedia qualquer aproximação. Ali, eles ficavam expostos num calor infernal.

Disfarçando para não ser pega no “crime”, preocupada com o sorvete derretendo, cuidadosamente eu livrava cada um da embalagem e atirava o mais próximo deles possível. Era uma festa.

Às vezes, um pedaço caía na água. Rapidamente alguém mergulhava e dentro do fosso mesmo, nadando ou boiando, saboreava o presente olhando pra mim. Parecia zombar da minha pontaria.

Quando um guarda se aproximava, eu era obrigada a interromper “a farra”.

O incrível é que meus ursos percebiam a dificuldade da situação e também disfarçavam, se dispersando.

Logo que me livrava do “problema”- o guarda- eu retornava e reiniciava a ação.

Acho que os vigilantes sabiam porque demoravam a voltar, porém nunca facilitaram “meu trabalho”.

Meus “amigos peludos” gravaram minha imagem e com seu faro privilegiado, mesmo dormindo sentiam a minha presença.

Muitas vezes o calor infernal os derrubava. Deitavam e ficavam inertes. Aí, eu chegava. Desembrulhava os picolés dentro da bolsa para evitar que os guardas vissem e aí um urso, o Grandão, mexia o nariz, “tomando faro”, ainda deitado e de olhos fechados e lentamente se movia pela “ilha” posicionando-se na beirada.

Era lindo vê-lo acordar e de pé, sacudindo o corpo, abrir os enormes braços até a altura dos ombros, e, batendo palmas executar uma dança divertida. Os outros, então, se erguiam e de pé exibiam a mesma coreografia. Pronto! Eu começava a atirar o picolé, sabor limão sempre, aos pedaços, sem o pauzinho para que não sofressem engasgos.

Era uma festa!

Para finalizar, era eu quem fazia a sua coreografia e eles felizes a repetiam numa orgia de movimentos.

O tratador deles, quando nos surpreendia, ria muito da cena.

- Eles reconhecem quem ama os animais, dizia sempre.

Eu concordava.

Era tão pouco. E era tanto pra nós.

da Costa

dacosta
Enviado por dacosta em 09/10/2021
Código do texto: T7360096
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.