OS ÔNUS E OS BÔNUS TUPINIQUINS
quinta-feira, 7 de outubro de 2021
Felizmente a modernidade permitiu a todos tomarem pé em situações que antes não o conseguiam. E, neste caso, às notícias criteriosas que deveriam chegar até eles, criando um horizonte de muito conhecimento e lucidez. Também de raciocínios lógicos. E a informática, através da internet, proporcionou todas as facilidades necessárias para tal e para tanto.
É sabido que ela, a internet, não é lá totalmente confiável. Isto porque o outro lado, o do mau, também aderiu à essa modernidade. E consegue se fazer presente em muitas das situações nefastas as quais também tomamos conhecimento.
Mas tudo isso pode ser controlado. Basta que as pessoas consigam examinar, analisar e filtrar tudo o que nela rola. Então pode-se chegar a um ponto de equilíbrio, eliminando o joio do trigo.
Imaginemos, por exemplo, se na década de oitenta desse último século, pudéssemos saber e conhecer muitas coisas as quais não tivemos condições de saber. Principalmente na estruturação e composição da Constituição Federal de 1988. Muita coisa se teria controlado e até eliminado naquele conteúdo.
Não dá para esquecer que o Lula, após sair do Congresso Nacional, como deputado, bradou aos quatro ventos da nação que lá havia "300 picaretas". Isso deu-se em 1993. E que aquela Constituição foi carregada de ranços malditos da esquerdalha brasileira. Os reflexos disso o estamos colhendo nesses dias atuais. Com o agravante de a ver desrespeitada por quase todos os que a deveriam respeitar.
Sendo assim, uma das piores situações a que o Brasil enfrenta, originou-se a partir daquilo. E os criminosos de então estão quase todos aí na vanguarda do desrespeito e das sacanagens públicas. O Congresso Nacional, por exemplo, contém em seu bojo um contigente de criminosos. Com condenações e muitos inquéritos ainda em andamento na justiça.
Aquela gente conseguiu colocar em prática uma série absurda de benemerências a eles próprios. Daí formou-se uma só situação: todos os ônus dessa nação ficam nas costas do povão, da população. Enquanto que todos os bônus, são auferidos e gozados por eles.
Infelizmente conseguiram transformar o povão numa verdadeira coisa, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o bem sabem. E é uma massa inerte, que vê todos e tantos absurdos surgirem e acontecerem, sem que reajam, buscando dar um basta em situações totalmente esdrúxulas, que só lhes causam infortúnio.
E a indagação que fica é uma só: até quando o povão se permitirá ser tão explorado e vilipendiado assim? Quem souber, quiser ou puder, que a responda.