Vantagens da Maturidade

Uma das muitas vantagens da vivência ao longo dos anos, é poder perceber as mudanças sofridas pelo mundo, em especial no caso das relações das pessoas com o trabalho, clientes e seus produtos.

Quando eu era menino, minha mãe mandava eu comprar carne dizendo: _ Compre 1 Kg de carne sem osso, sem gordura e sem pele!

Nessa época era simples atender o pedido do cliente, pois só existia dois tipos de carne no açougue do "seu Tabosa", com osso e sem osso. O máximo de cuidado na hora da execução da tarefa era com a quantidade de pele ou gordura na carne.

Com o tempo vieram as exigências, os estudos e as especificações, daí a carne que só era dividida em com osso e sem osso, passou a ter novas classificações e divisões: Pescoço, Acém, Peito e peito com osso, Paleta ou miolo de paleta, Fraldinha, Ponta de agulha, Filé mignon, Filé de Costela, Contra filé, Capa de filé, Alcatra, Patinho, Coxão duro, Coxão mole, Lagarto, Músculo dianteiro, Músculo traseiro, Aba do filé, Maminha da alcatra, Picanha, Cupim.

Se com duas opções eu ainda levava uns "cascudos" por conta de erros, imagina o que aconteceria agora kkkkkkk.

Eu e muitas pessoas perceberam essa evolução, assim como também percebi a evolução do velho "Setor de Pessoal" das antigas empresas.

Com o tempo, depois de muita dor de cabeça, vieram os estudos e as observações do setor, pois já não era mais possível atender as necessidades das empresas, dos funcionários e dos clientes naquele ineficiente formato.

O Setor de Pessoal, que virou Recursos Humanos, que virou Gestão de Pessoa e People, passou a se preocupar com o bem estar, a capacitação, as opiniões, o humor e as relações de seus funcionários, com o objetivo de integrá-los na empresa de uma forma mais natural e concreta. Assim, o que passou a se denominar de time, tornou-se mais aptos a atender clientes de forma mais personalizada e humanizada, fornecendo melhores resultados na entrega de seus produtos.

Se juntou a tudo isso os métodos ágeis, ampliando ainda mais a capacidade das empresas de atingir objetivos de forma mais eficiente, sem o stress comum na busca de resultados.

Ter visto e percebido essas mudanças, mesmo com dificuldades de acompanhá-las, é um privilégio muito grande por parte de pessoas como eu. Eu diria que é ainda mais empolgante quando a gente tem condições e vontade de participar deste momento atual, por sentir vigor nessa nova fase das organizações.

jrogeriobr
Enviado por jrogeriobr em 07/10/2021
Código do texto: T7358299
Classificação de conteúdo: seguro