Energia Solar, vamos precisar de todo mundo.

Fiz igual a moça feia que se debruçou na janela, achando que a banda tocava pra ela, na "Banda" do Chico Buarque e, me considerando artista, levei ao pé da letra a mensagem do Milton Nascimento em "nos bailes da vida", que diz que "Todo artista tem de ir aonde o povo está".

Criei um projeto de um homem só em 2016, que chamei de "Projeto Mais Sol" e, com ele fui até onde o povo estava, nas praças, escolas, universidade, eventos e outros logradouros públicos, na intensão de saber como a energia solar estava entrando em suas vida e, o que elas sabiam de concreto sobre seu funcionamento.

A grande maioria nunca havia visto de perto um módulo fotovoltaico (placa solar), algumas chegavam a pegar para saber se ele era de verdade.

Confesso que no início eu conhecia bem pouco sobre o sistema, mas, era o suficiente para iniciar os "analfabetos" e me colocar como aluno mediano, frente aos muitos professores que passaram por mim.

Graças a essa iniciativa aprendi muita coisa sobre a forma de como a energia solar se instalava em nosso meio. Ela chegou e chega por cima, pois sem um financiamento justo e bem colocado no orçamento das pessoas, somente em sonho ela será popular.

A indignação tomava de conta das muitas conversas, pois a maioria das pessoas que eu falava, sabia o motivo da falta de incentivos por parte dos governos, ou pelo menos possuíam uma ideia muito bem formada sobre o assunto.

Depois de muitas conversas, após dois anos, conseguimos colocar um sistema solar conectado (on grid) em nossa casa. Foi quando percebi que essa iniciativa era apenas uma mudança de fase, o jogo estava apenas começando, no que diz respeito a nossa relação com esse novo formato de geração de energia.

Tudo começou com a contratação da empresa para instalar o sistema. Ela precisa ser muito profissional, mas, como atestar isso, se a maioria dos clientes não possuem conhecimentos sobre o assunto e, os maiores problemas muitas vezes não estão no campo visual?

De tanto avaliar meu sistema solar, cheguei a conclusão que para obter bons resultados é necessário manter um relacionamento mais próximo com ele, ao contrário do fornecimento tradicional.

Acompanhar os indicadores de produção e consumo existentes no inversor e medidor bidirecional é básico e, além disso, possuir um sistema de monitoramento, através de um aplicativo, ajuda bastante, eu diria até que é fundamental.

No entanto, para que tudo isso tenha o resultado esperado, é necessário saber qual a produção máxima projetado para sua usina solar. Com esse dado e observando os indicadores citados, seremos capazes de avaliar o trabalho de instalação de nossa usina e, de identificar problemas que surgem no dia a dia.

Enfim, para a energia solar crescer existe um longo caminho, como diz o mineiro Beto Guedes no "Sal da Terra", "Vamos precisar de todo mundo. Um mais um é sempre mais que dois".

jrogeriobr
Enviado por jrogeriobr em 07/10/2021
Código do texto: T7358294
Classificação de conteúdo: seguro