BOM SABER DIALOGAR PARA BEM VIVER

Diálogo, é o melhor jeito para

haver bom entendimento,

para resolver divergências...

Osculos e amplexos,

Marcial

BOM SABER DIALOGAR PARA BEM VIVER

Marcial Salaverry

Algo que não deve ser discutido, é a certeza de o diálogo é certamente a mais nítida possibilidade para resolver alguma divergência que apareça, sempre entendendo que divergir de algo ou alguém, é o ato de adotar uma posição contrária ao que se propõe, e para resolver tal pendência, um diálogo é o que se impõe, e deve ser feito com bom senso e discernimento, sem discussões, e ficando claro que para que haja um diálogo, é preciso saber ouvir e falar, principalmente, saber ouvir...

A propósito, ouvi de uma frase muito interessante, dita por D. Helder Camara, que lança uma luz, digamos divergente sobre esse ponto de vista, qual seja:

"se você diverge de mim, não é meu inimigo, é meu amigo, pois me completa e me faz pensar."

Claro que isso não quer dizer sobre uma divergência total, completa e sistemática. Creio que o que D.Helder quis dizer, é que se você tiver alguma opinião diferente da minha, não deve calar-se, deve manifestá-la, pois é conhecendo opiniões divergentes, que poderei fazer uma análise, e assim, saber se realmente a minha opinião é coerente, se estou no caminho certo, enfim, posso estar errado, e quem sabe uma troca de idéias traga mais luz sobre o assunto...

Portanto por mais amigo que sejamos de uma pessoa, sempre que não estivermos de acordo com seus atos, devemos, de uma maneira educada, procurar mostrar o erro em que ela está incorrendo, pois assim agindo, estaremos colaborando para sua melhoria, pois sempre que surgem opiniões confrontantes, obriga-se uma análise mais acurada, a um reestudo.

Assim sendo, da mesma maneira que é sinal de boa amizade fazer uma crítica construtiva, também devemos saber receber essa crítica. Nunca se deve ser totalmente refratário a uma opinião discordante. Aceitemo-la e analisemo-la para que possamos saber qual está mais correta, ou mesmo chegar a um consenso.

Assim pensando, poderemos sempre melhorar algo que possa ser melhorado, já que devemos sempre ter presente que não somos donos da verdade, como aliás, ninguém o é...

E com os pensamentos mais alinhados, certamente ficará mais fácil termos UM LINDO DIA, igualmente desejando que assim seja o dia de todos, sejam amigos ou não, pois sempre é bom viver um lindo dia...Concordam?

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 06/10/2021
Código do texto: T7357597
Classificação de conteúdo: seguro