Memes e Mi-mi-mis
Eric do Vale
Dia desses, alguém postou o seguinte na rede social: "' Vamos Ativar O Modo Fábio Assunção?". Confesso que, a princípio, fiquei descontente, ultrapassando não apenas os limites da banalidade como também o cumulo do ridículo, em virtude dessa conotação pejorativa de fazer alusão a falta de sobriedade, utilizando a imagem dele.
Provavelmente, muitos desses indivíduos que fazem esse achincalhamento jamais tiveram o bom censo de se colocarem no lugar dele. Não me refiro apenas ao Fábio Assunção, mas também a qualquer pessoa que esteja atravessando a mesma situação que ele.
Seria muito redundante, e é, afirmar que a dependência química é uma doença e que essa jocosidade que muito repercute na Internet corresponde a violação da dignidade de um ser humano. Portanto, esse "Modo Fábio Assunção" jamais merecia ser chamado de "Meme".
E antes que alguém classifique esse meu comentário como um "Mi-mi-mi", quero destacar o seguinte: a postagem que me referi, no primeiro parágrafo, mostrava o ator com o aspecto mais saudável procurando se aprumar. Logo abaixo a foto dele, trazia uma longa mensagem propondo “Ativar O Modo Fabio Assunção” de uma forma diferente daquela que estamos habituados a acompanhar, destacando que tal feito passa batido, pois a nossa sociedade está mais focada em prezar pelas infelicidades do que pelas conquistas dos seus semelhantes.
Não é apenas lamentável, como também chega a ser revoltante que uma boa parcela que, costumeiramente, aderem a esse tipo de comportamento são aquelas que se autoproclamam modernas, quando, na verdade, assumem uma postura retrógrada, na proporção em que acompanham os avanços da humanidade.