O golpe dentro do golpe dentro do golpe

Sexta-feira, 1º de outubro, intenso movimento bancário.

O golpe

Toca o telefone fixo:

─ Bom dia, por favor, o Sr. Fulano? É da Central de segurança e análise de contas do Banco do Brasil.

─ Pois não, sou eu mesmo.

O golpe dentro do golpe

─ Detectamos transações suspeitas em sua conta corrente, transferências via pix, no valor de R$2.800,00. Foi temporariamente suspensa, o Sr. tem de ligar para o número que consta atrás de seu cartão, o 40040001. Com urgência, a suspensão dura só alguns minutos. Anote o número do protocolo deste chamado: (e disse um número com 16 dígitos).

Demorei para ligar para o tal número, antes fui no aplicativo ver se minha conta indicava algum movimento indevido. Depois fui verificar os números do BB, o número indicado era para atendimento a capitais. Mas não estou em capital! O fone fixo voltou a tocar:

─ Outra transação em sua conta, agora de R$4.200,00. O Sr. tem de ligar com urgência para o número atrás de seu cartão!

O golpe dentro do golpe dentro do golpe.

Liguei enfim para o tal número, de fato ele aparece atrás do cartão, mas para capitais, não a Ponta Grossa do interior do Paraná onde estou. Atende imediatamente gravação com opções, parecia mesmo ser do banco. Fui digitando os algarismos para chegar à atendente de viva voz, que supostamente tratava dos casos de suspeita de fraudes:

─ Banco do Brasil bom dia. Em que posso ajudá-lo.

Expliquei o caso, ela muito cara de pau disse:

─ Provavelmente é fraude. Mas para o Sr. ter certeza, vou lhe indicar o procedimento para tirar as dúvidas. Vou passar para o setor responsável, lá vão pedir o número de sua conta e a sua senha...

─ Moça, espere aí, aprendi que nunca se passa esses números por telefone.

─ Se o senhor não se sentir seguro, pode ir pessoalmente à agência bancária.

─ Vou fazer isso. Agradecido.

Por certo ela esperava que eu preferisse digitar os números no fixo, algo muito mais fácil numa sexta-feira dia primeiro, as agências muito movimentadas.

***

Fui à agência, lá soube que eu era o terceiro caso no dia, na véspera outros seis casos. Quando fazem a ligação pelo fixo, prendem a ligação. Quando discamos o 400... são eles mesmos que atendem do outro lado. E aplicam o golpe definitivo.

Precisamos ficar espertos, a bandidagem está habilidosa e ousada.