SÃO FRANCISCO DE ASSIS. *11h40min.

Quando ele nasceu, já fazia 1182 anos, que Nosso Senhor Jesus Cristo, tinha cumprido, a sua excelsa missão, e como “recompensa” recebeu o martírio da crucificação, por pregar o Amor; somente amamos a Deus através do nosso próximo...

Seu pai próspero comerciante*, “rico mercador de Assis, - Pedro Bernadone - o Éden da Península Itálica”. “Cedo se revelou como um homem sábio para negócio, mais ladino do que o pai” ...

Muito embora nascido em” berço de ouro”, quando tinha mais ou menos 20 anos, havia despertado dentro de si, a busca pelos reais valores d´alma. É evidente que se pai não aceitava o desprendimento de sua nova conduta, renunciando os bens materiais, culminando num rompimento de pai e filho, pois o segundo escolhera um aminho diferente de seu pai...

Não é fácil romper paradigmas, pois a grande maioria dos seres humanos opta pela “acomodação”. Vencendo inúmeros obstáculos; Inocêncio III, - 1210 - dá autorização à criação de sua Ordem. O movimento que começou com poucos se expandiu rapidamente chegando a agrupar 5000 frades...

Nos último dois anos de sua breve vida, decide ir pregar na Terra Santa, “pregar o Evangelho aos Mulçumanos, se não pode conseguir os seus objetivos, foi prodigiosamente marcado em sua carne com as dolorosas chagas de Jesus Cristo, que foram um verdadeiro martírio durante os dois últimos anos de sua vida.”

Nesta mesma viagem de extremo sacrifício, adquiriu uma doença nas vistas, que quando se agravavam o deixavam completamente cego.

Incansavelmente sua curta vida era, em seus atos, uma exaltação a Natureza, o Sol, a Lua e o Vento, a água e todas as formas de vida...

Foi, podemos assim dizer, um restaurador da “essência” das palavras de Jesus. Diferente de muitos, que se dizem seus “seguidores”, com a ostentação, o luxo, em que os valores materiais, estão acima dos espirituais...

Graças a ele, se deu o inicio da Ordem das Pobres de Claristas, em que Santa Clara, era ligada a ele, por uma afinidade pelos seus ideais de Espiritualidade. O Amor entre ambos, eram impulsionados pelos laços d´alma.

Suas últimas palavras fora as do Salmo: Tira minha alma do cárcere para que louve teu nome eternamente. 12h34min.

*João Batista Bernadone, São Francisco de Assis

Nasceu no ano de 1182, em Assis, Itália, faleceu na mesma cidade no ano de 1226

*Números e nome compilados do livro Titãs da Religião. - Bossuet

Sua Oração, a prece de São Francisco de Assis, é sobejamente conhecida, cantada por muitos seguimentos religiosos, pois é um Louvor a Vida e os Ideais da Espiritualidade.

Senhor, fazei-me um instrumento de sua paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver a ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que leve a verdade;

Onde houver desespero, que leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais

Consolar do que ser consolado;

Compreender, que ser compreendido;

Amar, que ser amado.

Pois é dando que recebe

É perdoando que somos perdoados,

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Curitiba, 17 de agosto de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

A TV hoje – 04/10 - nos lembrou que é o dia dedicado a São Francisco de Assis, motivo pelo qual estamos colocando novamente no Recanto este singelo texto. (04/10/2021)

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/10/2021
Código do texto: T7356651
Classificação de conteúdo: seguro