Prá que serve um amigo?

Há um forte brocardo que diz: "aquele que está disponível a fazer o bem, deve ter coragem o suficiente para enfrentar a ingratidão!" Não quero com isso amargar essas palavras que estão borbulhando em minha mente, não! Quero simplesmente seguir o rumo tranquilo e sereno das águas do rio, navegando sobre o barco da amizade.

Quando era pequeno, por volta dos 11 ou 12 anos, cursando o catequese para receber a primeira comunhão, aprendi uma canção bem interessante que dizia: "o amigo é um tesouro, vale mais que um monte de ouro para a gente ser feliz! Entre todos os amigos, quem merece mais amor, dentre eles o mais fiel, é Jesus Nosso Senhor!" Não restam dúvidas que é interessante, hoje, ter amizade especialmente com Esse Amigo Maior. No entanto, nos é muito salutar e saudável compartilhar, também, esse nobre sentimento com outras pessoas, como é o caso aqui em nosso Recanto.

A amizade tem um condão muito enigmático, às vezes não é necessário saber o por quê do problema alheio, mas sim, a certeza de que se estará amaparado em quaisquer situações. Amigo não é somente nos momentos agradáveis, nas farras, nos churrascos, enfim, nos instantes prazerosos. Amigo é aquele que ainda que todos lhe apontem o dedo indicador, dizendo que foi sim você quem matou, ele chega e lhe dá um abraço, sem perguntar exatamente nada. Poderia tecer vários outros episódios em que um amigo se ratifica como tal, mas é desnecessário. Amigo é amigo e não há explicação, somente quem o tem sabe o tesouro que é.

Nunca pensei que poderia um dia trabalhar como garimpeiro, atrás de preciosidades naturais, como o ouro, o diamante, enfim, algo que pudesse resvalar em dinheiro. Mas hoje me vejo como garimpeiro de amizades. Como é difícil fazer uma amizade! Por isso que dou o devido valor àquelas que já possuo. E tento, na medida do possível, garimpar outras. É difícil, mas não impossível.

Não é ser contraditório, mas saber prá que serve um amigo é o mesmo que querer investigar quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Ora, amigo é a expansão mais sublime de se valorar o ser humano, enfrentando os desafios de conviver com os defeitos e qualidades inerentes a cada um. Isso ainda é pouco! Então, definir prá que serve a amizade é querer realmente buscar a genealogia da galinha.

Ressalta-se com tranquilidade, mais um detalhe: amigo e amiga não busca interrogações como início de conversa, mas sim tenta escutar a voz surda que tenta vencer os desafios dos "pré"-conceitos. Ainda que não possa olhar em seus olhos, neste momento, sei entendê-la amiga! Como sempre bendito por você: "paz e bem!"

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 13/11/2007
Código do texto: T735497