Coincidência

Hoje é sábado, dia dois de outubro de 2021, e coincidentemente estou de ressaca. Acho que tenho de evitar escrever em manhã de sábado, para contornar essa coincidência. Há cinco anos, em um dois de outubro, tal qual hoje, estava igualmente de ressaca. Veja quanta coincidência. Há quem ache que é indício de alcoolismo, mas eu discordo totalmente e me defendo parcialmente.

Penso que é apenas coincidência. Mais uma das que têm coincidemente se apresentado a mim ultimamente. Semana passada, na fila do pão, uma criança estava num berreiro só. O porquê eu não sei. Tinha acabado de chegar e, coincidetemente, ocupei o lugar na fila atrás daquela criança que estava nos braços do pai ou assemelhado, toda inquieta e chorosa. Não demorou, ela me viu, apesar de eu ter tentado me esconder. Mas sabe como é criança, especialista em achar objetos perdidos.

Aí ela me viu, e eu mais uma vez a enxerguei. Trocamos olhar soturno e coincidetemente aquela criança revoltosa foi acalmando-se aos poucos, até que parou de chorar. Os presentes à data não notaram a coincidência. Alguns deles, inclusive, defendem que a garotinha parou de chorar porque o pai ou assemelhado lhe deu um biscoito. Que foi essa a coincidência que fez com que interrompesse o choro, tendo em vista e para os devidos fins que crianças são governadas por biscoitos e outros doces.

Eu discordo totalmente desse veredito. Penso que coincidências não apenas existem, como se reproduzem. Veja-se o caso dessa loira que é vizinha de vizinho da vizinha de um vizinho amigo meu. Ela tem um gato de estimação. Mas parece que ele estava descontente, meio depressivo e resolveu fugir de casa.

Coincidentemente esse gato veio parar no quintal da casa de meu tio. Coincidentemente estes dias notei um novo morador na área. Um gato de fino trato, de traços orientais, caminhar altivo, dono de uma preguiça felina. Coincidentemente rolou empatia entre a gente. Coincidentemente estes dias, conversando com esse vizinho amigo, falei por alto a respeito desse novo morador. Coincidentemente ele me falou sobre a fuga de um gato de características semelhantes cuja dona, uma moça loira e bonita, estava desesperadíssima a procurar por seu gato de estimação. Foi feita a logística reversa, e o gato retornou a seu antigo lar.

Coincidentemente soubemos que esse gato de estimação e de fino trato chama-se "Coincidência". Eis uma prova de que coincidência existe.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 02/10/2021
Reeditado em 02/10/2021
Código do texto: T7354861
Classificação de conteúdo: seguro