Pau na Prevent Senior

Pau na Prevent Sênior. Pau em todo mundo!

Vou compartilhar minha visão sobre esse caso, o escândalo mais atual e pulsante na mídia profissional e nas mídias sociais sobre a Prevent Sênior.

É somente a minha visão.

A minha percepção.

O que me salta aos olhos nessa questão.

Longe, bem distante da pretensão de ser certo ou dono da verdade.

Só desejo provocar uma reflexão.

Com algumas perguntas "reflexão".

Que fique bem claro que não estou defendendo.

E muito menos julgando, criticando, execrando, detonando como a grande maioria está fazendo.

E tem costume de fazer antes dos fatos serem apurados, revelados.

Afinal, segundo nossa cultura jurídica, uma pessoa só é culpada após o devido processo legal, certo?

É inocente até que se prove o contrário, certo?

Lula foi condenado e muitos acreditam que ele é inocente! Vítima de perseguição.

Enfim, voltando ao caso da Prevent Sênior, ao cabo de tudo, se forem considerados culpados, irão ser responsabilizados e na forma da Lei, irão pagar por isso.

Fato.

Mas me saltam aos olhos algumas questões.

Que divido aqui, como reflexão.

Como disse, não me coloco em posição nem de defender e nem de condenar.

Não cabe a mim.

Talvez a mais ninguém com exceção das autoridades envolvidas e preparadas para tal.

Capacitadas para tal.

E investidas da autoridade para tal.

Fato é que vejo muitas carreiras acabadas só por uma denúncia.

E as bandas de rock dos integrantes foram incluídas no bolo todo e tiveram que acabar.

Será que tem a ver uma coisa com outra?

Será que todo mundo de quem você compra algo na feira tem um passado limpo e ilibado? Vai saber?

Se não fossem donos de banda de rock, o caso teria a mesma repercussão?

Não tem aí um preconceito com bandas de rock? Ou com o rock?

Se eles fossem comunistas ou socialistas teria a mesma repercussão? A mesma perseguição?

Estão ligando eles a Bolsonaro, não sei por quê?

Os acusaram de nazistas...

Por causa das letras das músicas?

Todo mundo sabe que certas letras são só teatro, expressão artística.

A banda Kiss foi acusada de matar pintinhos, de ter vínculos e propostas satânicas. Era isso?

Black Sabbath foi acusado de satanismo.

Várias bandas de rock foram.

E o rap e hip hop brasileiro? Que fazem apologia clara ao crime.

Como Racionais e outros.

E o funk pancadão que enaltece a favela, a criminalidade, a vida bandida e além de tudo, eles sim mostram um pleno desrespeito pela mulher.

A rebaixando e a fazendo única e exclusivamente peça erótica de prazer.

Um erro de um não explica ou justifica outro eu sei. E acredito nisso.

Mas eu percebo uma intencionalidade, uma parcialidade e um preconceito no tocante aos donos da Prevent Senior terem bandas de rock.

Outro coisa foi falada que mostra o preconceito com o rock: o fato da banda ter tocado com patrocínio da Prevent Sênior.

E daí?

Será que esse hospital é uma fraude?

Não é um hospital antigo?

Eu conheço pessoas que tinham plano na Prevent Senior desde os anos 2000 e eram só elogios. Agora não presta mais?

E qual o problema de patrocínio?

O Hospital São Luiz patrocina o esporte... no Morumbi tem banners e ambulância com logos do São Luiz.

Qual o problema? A não ser preconceito? Com a banda de rock?

Será que a banda não era boa de verdade?

Pelo que sei muitas bandas importantes e de renome internacional convidaram a banda deles para se apresentarem junto.

E não foi pelo patrocínio e sim pela competência e qualidade musical envolvida.

Mas espera... o mundo da música funciona com patrocínio muito mais do que qualidade musical. Ou não?

Quantos artistas medíocres acabaram fazendo sucesso, se popularizando por patrocínio, hã?

Que os levou a tocar nas rádios e programas de televisão?

E no esporte?

No futebol?

Não tem a questão do patrocínio?

Todos sabemos que a Nike manda na seleção brasileira há tempos... só se convoca para a seleção que é patrocinado pela Nike. Ou se joga num time patrocinado pela Nike.

Não é isso?

Então qual o problema da questão patrocínio?

Todo mundo sabe que o tráfico de drogas e o jogo do bicho patrocina a maioria das escolas de samba no Rio de Janeiro, não é?

Que bom que a banda brasileira de rock teve patrocínio!

Aí ela pode mostrar seu valor na Europa.

E pelo que sei, ela estava agradando muito por lá!

No tocante a ministrar medicamentos ou de falsificar laudos de óbitos, será que a Prevent Sênior foi o único hospital que fez isso?

Para mascarar dados estatísticos. Será?

Ah ... mas eles votaram no Bolsonaro.

Muita gente votou, tanto que ele foi eleito. Pela maioria.

Eu votei nele.

Então sou nazista, homofóbico, genocida, etc?

O Governador de São Paulo publicou em Diário Oficial determinação para que toda morte fosse atribuída ao Covid.

Isso não é fraude igualmente?

Enfim ...

Se são culpados, que paguem.

Mas lembrem que toda história tem vários lados.

E temos mania de já condenar.

Assisti esses dias os dois filmes do caso Reichtofen.

Uns vão continuar odiando ela.

E outros vão achar que ela foi vítima e era uma coitadinha inocente.

A verdade é que não temos acesso a "verdade real" dos fatos juridicamente apurados.

Só o que a mídia quer e se interessa expor...

E qual é esse interesse?

Informar?

Hoje em dia, sabemos que a mídia se desgastou, se desvalorizou, se perdeu nessa bipolaridade de emoções e opiniões, certo?

Quem está certo?

Quem está errado?

Se a Prevent Senior errou, é culpada, que pague por isso.

Mas que sejam também investigados todos os hospitais e planos de saúde.

Se querem, se clamam por justiça, que ela seja levada a cabo.

Com todos.

De acordo com a Constituição.

Acontece que hoje as mídias sociais tem um poder ilimitado quase.

Pode levar ao extremo do sucesso o fulano da caneta azul e detonar alguém por uma denúncia.

E para muita gente, o que ele vê ou lê na telinha do celular é a verdade plena.

Será mesmo?

E por fim, outra coisa que me preocupa e entristece.

E os músicos da banda? (com exceção do vocalista que é um dos donos da Prevent Sênior?)

Que provavelmente não tenham nada a ver com a questão a não ser tocarem com o dono da Prevent.

Serão penalizados?

Detonados?

Execrados?

Marcados negativamente para sempre?

Estigmatizados?

Já perderam o emprego... contratos, apresentações, futuros discos, etc.

Merecem isso, os músicos?

O Brasil precisa urgentemente de uma reviravolta em seus valores.

E com isso, mudança na Lei como um todo.

A Suzane Reichtofen está já com liberdade condicional, fazendo faculdade, namorando um empresário, capitalizando com livros e filmes e toda uma mídia em cima do caso...

Matou os pais e sai no Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, etc. Datas reservadas para família.

Qual a coerência?

Onde está o equilíbrio disso?

A verdadeira justiça?

Será justo os músicos sofrerem represália?

Terem sua carreira prejudicada?

É tudo isso que eu penso, olho e questiono dessa situação.

De uma forma macro.

Para refletir.

Sobre a humanidade.

Sobre nós mesmos!

Sobre valores!

Sobre julgamentos e ideias pré-concebidas!

Do quanto opinamos, julgamos, criticamos, condenamos sem saber a fundo a história.

E como um erro acaba com toda uma vida, uma reputação.

por Mauricio Franchi (Veeresh Prem Das)