A SELVAGEM VIDA DE WILDE

A SELVAGEM VIDA DE WILDE

"...toda autoridade é degradante.

Degrada aqueles que a exercem,

como aqueles sobre quem é exer-

cida". - OSCAR WILDE (in "A Alma

do Homem sob o Socialismo", de

1891. L&PM Editora, 2003, SP)

Definitivamente, não houve na Inglaterra pessoa mais polêmica -- pelo menos até o FABFOUR surgir, leia-se, The Beatles -- do que OSCAR Fingal O'Flahertie Wills WILDE, que escandalizou a terra de Shakespeare mais do que qualquer outro. Primeiro lugar nas escolas e universidades que frequentou, Medalha de Ouro em provas e concursos literários, aos 20 anos escreveu EM GREGO ensaio sobre os poetas helenos, êle que dominava ainda o Francês e o Latim.

Mas nasceu para "causar", 'lacrar", envergonhar a Sociedade careta londrina com seus trajes extravagantes e idéias muito além de seu Tempo. Autodenominou-se "apóstolo da reforma do vestuário", porém pretendia reformar o Mundo, pedindo o fim da propriedade privada em nome de uma igualdade que, suponho, dificilmente alcançaria.

Contudo, deixou como herança seu pensamento radical e um sarcasmo corrosivo que pouco se viu antes e nem depois dele, que foi do sucesso retumbante como escritor à prisão como réu de crime inafiançável, tudo em menos de 2 MESES em 1985, aos 41 anos. Não resistiu aos trabalhos forçados na penitenciária e faleceu pouco depois de ser libertado, deixando para a Humanidade contos, peças e vários escritos e pensamentos de alto valor, tendo Cristo por mentor e modelo, êle que nem católico era.

O termo WILD, mal traduzido significa selvagem, o que Wilde, refinadíssimo, nunca foi... mas poderia ser LIVRE ! Seu erro, embora casado e com filho, foi apaixonar-se por um jovem Lorde e fazer do fato um escândalo que o Marquês-pai não suportou. Daí surgiu o processo que condenou o já famoso escritor, no auge de seu sucesso, em maio de 1985. Wilde legou à Inglaterra a "primeira reforma agrária" -- terra para todos, sem distinção -- o fim da propriedade privada e, com isso, julgava êle, o fim da miséria.

"Na Sociedade, há apenas uma classe que pensa mais em dinheiro do que os ricos, e é a dos pobres. Estes não podem pensar em mais nada. Aí está o infortúnio de ser pobre" ! Wilde acreditava em caridade, em todos ajudando todos, em INDIVIDUALISMO -- ser você mesmo e não o que nos exigem e impõem os outros, as convenções -- e pregava amor às Artes, à Beleza, ao prazer DE VIVER. "O que se diz de um homem não muda o Homem. Êle é o que é. A opinião pública não tem valor nenhum". Citando Jesus, afirmava que a perfeição não se atinge tendo mais coisas, haveres, mas SENDO melhor no que se faz, se constrói, se produz a cada dia.

O trabalho braçal devia ser feito por máquinas, "o Homem foi feito para algo melhor do que estar imerso na imundície"... como não havia máquinas para isso naqueles longínquos tempos, teriam que ser inventadas. Mas, utopias à parte, "TRANSFORMAÇÃO é a única qualidade da natureza humana", por isso o Mundo mudará sempre. "O povo é como um palhaço prostrado pela dor" e que só a contemplação da beleza pode salvar... "o Passado é o que o Homem NÃO DEVERIA ter sido. O Presente é o que o homem NÃO DEVE ser. O Futuro é o que os artistas são" ! O Mundo "é solidário apenas na dor, na doença... sejamos também NA VIDA" !

"NATO" AZEVEDO (em 23/set. 2021, 3hs)

OBS: Oscar Wilde nasceu em Dublin/ IRLANDA em 16/out. 1854 e faleceu em 30/nov. 1900.