FUNDAÇÃO DO GRUPO AMANTES DO SAMBA
Era o ano de 2015, e como todo bom Sambista, procurei freqüentar as rodas de samba aqui de Natal. Foi numa dessas rodas de Samba que conheci um pessoa, que mais tarde passaria a ser um amigo, se chamava Ezequias Félix (In Memoriam). O conheci na Roda de Samba que acontecia na Sede da Escola de Samba Balanço do Morro. Lembro dele com alguns instrumentos em cima da mesa que ele estava com sua mulher Simone, a quem ele carinhosamente chamava de “Si!”.
Ezequias aos sábados costumava freqüentar o Bar do Zé Reeira, que fica localizado no Centro de Natal. Comecei a freqüentar por convite dele essa Roda de Samba informal que acontecia lá, chamávamos de Roda de Samba dos Amigos, e aos sábados era de praxe ir pra Zé Reeira. Certo dia, uma conhecida de nome Vitória que era sócia com Joana, Tia de Rosenildo que também freqüentava o Samba, e elas eram permissionárias em um dos quiosques do Mercado de Petrópolis, ligou-me e perguntou se tinha como organizar um pessoal pra ir fazer um Samba no aniversário dela, que se daria no seu quiosque no Mercado no dia 22.03.2015, um sábado a tarde. Liguei para Ezequias e falei pra ele do convite e então confirmamos nossa presença. Passamos então a divulgar que não iramos fazer a Roda de Samba em Zé Reeira, mas estaríamos tocando no Mercado de Petrópolis no aniversário de vitória. No dito dia no mercado, foi uma surpresa, compareceu muitas pessoas que curtem o Samba, lotaram o mercado, foi um sucesso a comemoração.
Na semana seguinte, Vitória me liga e fala que os outros permissionários ficaram sabendo do Samba e do sucesso que foi, e então me faz a proposta para ficarmos tocando lá no Mercado aos sábados. Falei pra ela que iria falar com Ezequias e ver se daria certo. Após contato com ele, mantivemos contato com outros amigos que freqüentavam e tocavam na nossa Roda de Samba e então montamos o nosso Grupo, que demos o nome de “Amantes do Samba”, tendo como Fundadores Ezequias, Rosenildo e este que vos relata, Edmundo de Souza, conhecido como Poeta Souza. Assim começamos aos sábados a fazer a nossa Roda de Samba, que teve a primeira apresentação já como Amantes do Samba no dia 29-03-2015. Vários Sambistas de outros Grupos de Sambas de Natal freqüentavam nossa Roda de Samba. Foram vários meses de casa lotada, e saliento ainda que não usávamos aparelhos de som, era tudo no seco, no gogó, mas tinha uma magia que contagiava o nosso público. Foi assim que surgiu o Grupo de Samba Amantes do Samba.