Quadro das galés

QUANDO alguém me visitava na minha casa em Pesqueira e via numa parede um quadro retratando escravos remando em galés (recortei a foto de ma revista e mandei emoldurar), sempre se espantava, inclusive familiares, e indagavam porquê daquele quadro que retratava algo tão triste. Sempre achei natural essa pergunta.

Mas nunca deixei de esclarecer o motivo:achava que aquele quadro era, por assim dizer, uma apologia ao sonho de liberdade. Era ma prova que mesmo sofrendo as piores dores e humilhação, privados da liberdade e açoitados nas galés para remar mais rápido, aqueles homens não queriam morrer. E o que os levava a resistir àa agruras e dores? Simplesmente o sonho de liberdade. Sim, eles ainda sonhavam com a liberdade - o sonho do homem acordado.

Por outro lado, o quadro sempre me fez lembrar que ainda hoje exste escravidão. As galés foram substituídas pela miséria, fome, desigualdades, e o algoz é a ditadura do mercado, é ele que açoita os mais pobres.

Sinto falta do quadro na parede estando em Recife, não trouxe para cá, deixei acasa intacta, Vou voltar. Lá é o meu lugar. Mas tenho uma reprodução tipo3 x 4 na carteira, todo dia olho para ela. E um cartãozinho com overso de Cecília: "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há quem explique e quem não entenda. Viva a Senhor Liberdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/09/2021
Código do texto: T7352096
Classificação de conteúdo: seguro