Monóculo

Escarafunchando meus guardados, deparei-me com algumas raridades como o monóculo de fotografia que, não deve ser novidade para os mais maduros. Para os mais jovens, no entanto, cabe uma explicação do que seja essa peça de museu, bem diferente do monóculo de luneta profissional, que será a primeira coisa que você vai localizar na internet. Portanto, favor não confundir alhos com bugalhos.

Em formato cônico, esse nosso monóculo, hoje em desuso, é uma peça de material plástico e possui uma lente de aumento em uma de suas extremidades. No outro lado está fixada a imagem de um filme fotográfico.

Não são raros os casos de fotógrafos que faturavam uma graninha abençoada, sobretudo em locais turísticos, por meio dessas fotos instantâneas de casais enamorados, crianças sapecas, velhinhos bem humorados, que levavam para seus lares, um suvenir para rememorarem os doces momentos daquele passeio.

Nos meus guardados sobraram dois desses monóculos, do tempo em que prestei o serviço militar. No primeiro, de farda engomada, coturno engraxado, cinto polido e quepe bem arrumado, apareço ao lado de dois primos, que também serviram no mesmo ano. E no outro, estou em um desfile, provavelmente de Sete de Setembro, tocando tarol, no comando da fanfarra.

E você? Tem uma recordação em monóculo?

Quem sabe com um belo rosto sorridente, emoldurado com lindas flores!

Ou o nascer do sol em praia de ondas serenas, inspiradoras!

Quem sabe, imagens de florestas, rios, oceanos, montanhas e todas as maravilhas da natureza!

Ou a sua carinha em um dia feliz e abençoado!