AS MOTOS SURGINDO NO ASFALTO
 

ESSA CRÔNICA É A MINHA HOMENAGEM A TODOS OS MOTOCICLISTAS 

 

A moto fez parte da minha vida, e por isso eu quando estou na dúvida para escrever, prefiro fazer uma crônica sobre motos, aonde sempre me sobram assuntos. 
 
Hoje, dia 20 de Maio de 2012, e eu prestes a completar os meus 69 anos, e como faço de forma usual, fui fazer o meu passeio de bicicleta. Como era um Sábado com um sol convidativo e provocando para que todos saíssem de suas tocas, eu fiz a meu costumeiro percurso ciclístico de cinco quilômetros, que é a minha meta escolhida.
 
Ao terminar a minha aventura ciclística, onde olhei mais detalhadamente os canteiros de obras, observando a evolução da nossa cidade que além do progresso, que é bom, mas acaba tornando a nossa vida, mais complicada para se viver, e principalmente o andar de bicicleta.
 
 Resolvi parar numa das minhas passagens que era uma parte da BR 116 em frente a São Leopoldo, onde resolvi matar um pouco da minha saudade de motociclista, e é ali na BR 116 que os bandos, tribos, ou grupos costumam passar em direção a serra com um local definido, ou mesmo sem paragens definidas, apenas indo, indo, querendo chegar que sabe até o infinito, pois estão convencido de que a estrada percorrida é tão atraente quanto o destino final. Assim vão curtindo as belas paisagens gaúchas, mas estão conscientes das suas fugas dos conflitos da cidade urbana e um pouco muito louca.
 
 Fiquei olhando aquele deslizar das motos num verdadeiro desfile de causar inveja, que eu poderia definir, como... bem - só os motociclistas vão entender, então não precisa definir.
 
 Fiz uma parada estratégica, para melhor observar o movimento dos veículos, vindos de Porto Alegre, mas é claro eu só via as motos estradeiras passando. – vi primeiramente um motociclista sozinho, com uma jaqueta espanejando ao vento, mas consegui visualizar e ler o escrito na parte traseira, “CRUZANDO O SUL”, Pucha, vida, pois foi um dos grupos que mais andei riscando o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Aquilo me emocionou, cheguei a me ver imaginariamente andando na minha Virago Custom ao lado dele.
 
   Depois vinham mais três, depois, mais um bando com várias motos e logo após uma grande turma, e é vendo uma grande turma, que eles, os motociclistas realmente dão ares de suas vidas, e mostram, para que vieram, e porque ali  estão passando e quais são os seus objetivos. Ora viver, e é isso que nós sentimos que eles estão fazendo, e eu sei por que  eu fui um deles e me sentia assim, livre e vivendo, nas estradas entre o solo e o céu.  
 
E eu ali, montado na minha bicicleta quieto e olhando, saudoso, com aquele olhar fixo, mas também senti que eu chamava a atenção deles, e eu sei que eles gostam quando são admirados por alguém, e eu quando andava de moto, assim me sentia, eu queria era mostrar-me ao mundo o grande desejo de ser livre em cima de uma moto, assim como vocês são.
 
 E eu sentia que muitos também me olhavam. Será que eles pensavam que fui um motociclista que já estava aposentado pela idade, ou era alguém que ainda tinha uma frustração não cumprida.
 
Uns até me abanavam, pois acho que sentiam alguma comunicação ou alguma vibração, transmitida quem sabe pela trepidação vinda daqueles potentes motores, de dois ou de quatro cilindros, - surgida de um ciclista ali olhando sozinho para aqueles homens do asfalto montados  elegantemente em suas majestosas motocicletas que ali naquele momento estavam e continuo a dizer, cheios de liberdade.
 
 Mas aquele ciclista estava pensando com o seu pensamento, olhando um pouco do seu passado como um motociclista que ultrapassou por mais de 40 anos curtindo as duas rodas e só por isso viveu, e que agora aos 69 anos fica lendário com as lembranças de quem saiu para as aventuras e voltou incólume. E que agora está encontrando a sua liberdade na pratica do naturismo.
 
 Eu sempre que escrevo sobre motociclismo, é como mexer com a minha vida, e são crônicas que ao escrevê-las, não tem como não me emocionar. SALVE OS MOTOCICLISTAS.
 
 Agora em 2023 prestes a completar 80 anos ainda ando de moto. Agora são 60 anos como motociclista. Um tempo, que se tornou uma lenda. 

 

CONTOS DO SCARAMOUCHE.
 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 24/09/2021
Reeditado em 05/04/2023
Código do texto: T7349481
Classificação de conteúdo: seguro