A VIDA NOS ENSINA
O QUE
?

 
Refiro-me que a vida “TENDE” a nos ensinar, é porque, nem todos aprendem as lições que a vida, no seu tempo, nos ensina.  Eu também já fiz as minhas idiotices, nesta carreira até chegar aos meus 78 anos.
 
Não aprendi muitas coisas, pois ainda continuo aprendendo. Mas tem acontecimentos que agente acaba aprendendo, e se não a aprendermos, a vida nos cobrará com juros altos. Com as lições que neste ínterim de tempo conseguiram mudar o meu comportamento, quero citá-las para ver se estas mesmas lições também mudam o seu comportamento. Mas se não mudar, preparem os juros altos que terão de pagá-los.
 
 ÓDIO: Eu sempre fui irritado com as coisas que davam erradas, criando certo tipo de ódio, não queria perder. Aprendi a ser tolerante e tentar saber, porque os outros agiam errados, e às vezes até agiam certos. A Tolerância e o aquele ódio sumiram e tornou a minha vida bem melhor em relação aos meus semelhantes e a mim mesmo.  
 
RESPEITO: O respeito nos ensina a sermos respeitados. Aprendi o respeito por seres humanos pelos animais e pelo patrimônio, nosso e alheio. Quando faltei com o respeito, foram sepultados no passado.
 
AMIGOS: Os nossos amigos nós os escolhemos, e eles também nos escolhem, a falta de amigos, tornam nossas vidas vazias, sim muito vazias, não preciso dizer mais nada sobre amigos.
 
RESPONSABILIDADE: Bem neste quesito, eu acho que nasci assim, se não fazia o melhor sempre procurava ser o mais responsável nos meus afazeres e compromissos com a prudência como dirigia o meu carro e a moto. Tive algumas irresponsabilidades, quando eu era muito jovem e achava que sabia pilotar motos, e os dez tombos sofridos me ensinaram e me colocou no meu devido lugar. Hoje ainda ando de moto, mas com o aprendizado já concluído. Só precisei aprimorar o que já sabia.  
 
AMBIÇÃO DO TER. Ambição do querer quase tudo, pois querer tudo é impossível. Nós devemos é querer a ambição do ter, mas é com a  própria vida, de ser saudável, mas o querer demais no sentido de ter materiais, trabalhando demais, nos torna cansado e de mal com a vida, pois compraremos mais coisas, do que precisamos, só para nos satisfazer, mas também para nos atrapalhar.
 
APRENDENDO A SE CUIDAR. Eu que me considerava com uma saúde da melhor qualidade aos 67anos, sofri um AVC. Pertencemos ao mundo, e todos nós estamos sujeitos a glórias e as ameaças. Para continuarmos pertencendo à existência humana, temos que aprender a cuidar da saúde, e com acidentes, e com tudo o que possa querer abreviar a nossa vida. 
 
Citei alguns casos aprendidos com o tempo, no seu tempo.  Mas além de terem outros, ainda nós sempre estaremos aprendendo mais lições, até o final de nossas vidas. Ou não.  
 
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 24/09/2021
Código do texto: T7349475
Classificação de conteúdo: seguro