FOFOCAS QUE CULTIVAMOS
 
Tenho uma última para te contar. Tu sabes que a Martha falou de ti, mas me pediu para que eu não te contasse? Não! O que foi? E assim estava se desenvolvendo mais uma fofoca. As fofocas fazem parte do convívio e uma forma do ser humano se comunicar e de se interagir com o convívio em sociedade e comunidade. É uma das maneiras que as pessoas têm de manter o seu social em evidencia, ou seja, as fofocas e os comentários a respeito das pessoas, sempre vão existir em circulação, sendo nós em termos gerais todos comentamos ou fofocamos de alguém, porque estas serão as formas de fazermos circular as informações a respeito dos nossos comportamentos e atitudes.
 
As diferenças, entre as fofocas e os comentários, são principalmente os graus das “intenções usadas”. O grau de comentários que queremos divulgar a respeito das informações que colhemos, devemos pensar se são verdadeiros e não vão causar prejuízos para as pessoas que nos informou e nem para as pessoas receptivas, e se não causar nenhum mal estar ou inimizade são coisas dos intercâmbios entres a humanidade, e não podemos mudar estas atitudes, até certo ponto culturais.  
 
 Mas quando houver informações que possam ser maldosas, temos que usar o bom senso e  nos certificar das veracidades e se elas irão causar algum tipo de prejuízo, e também quando queremos divulgar, não devemos acrescentar algum tipo de tempero que torne a informação mais prejudicial ainda do que a fonte onde ela iníciou. Neste caso o melhor é ficarmos calado, pois ai esta se constituindo uma real fofoca, e uma fofoca, mal intencionada e acrescidas às vezes de outras maldades, podem aumentar a inimizade entre as pessoas afetadas, tanto o que fornece a informação, assim como quem as recebe e se extenua ao transmitente. 
 
Quem recebe uma informação em forma de fofoca, e não como comentário, devem, sempre procurar esclarecer junto a fonte inicial, para dirimir dúvidas, e não deixar a fofoca tomar um crescimento maior. 
 
Se um indivíduo for alvo de uma fofoca maldosa, mas tem uma idoneidade moral inabalável, ele nunca será afetado, e se for, será por um período muito breve e a fofoca ira desaparecer no esquecimento ajuizado pelo tempo.
 
Quando um amigo lhe falar mal de um amigo seu.  Use alguns filtros – passe pelo crivo da verdade, saiba que prejuízo poderá trazer a amizade, qual a intenção ao falar mal do seu amigo, mas sempre é melhor não levar avante esse falar mal, para manter em paz a amizade, e deixar às vezes mal entendidos, ou magoas que podem crescer e destruir uma  amizade construída com o tempo e com as confianças entre si.
 
   Lembre-se de que nós gostamos dos nossos amigos como eles são, e suportamos alguns defeitos, pois eles fazem parte da convivência, assim como eles também suportam os nossos defeitos - e se alguém quer ter amigos puros. Acho que vão cansar de procurá-los.
 
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 24/09/2021
Código do texto: T7349392
Classificação de conteúdo: seguro