Retrato do Brasil

CANSADO de falar sobre os absurdos que são praticados constantemente no nosso país, envergonhado com os vexames praticados pelo governo psicopata associado com o centrão e toda qualidade de fisiológicos de ontem e de hoje, resolvei dar uma paradinha nas minhas opiniões e transcrever um texto de Rui Barbosa:

Política e Politicalha

Rui Barbosa

"A política fina o espirito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmo, desenvolve nos indivíduos a atividade , a coragem,a nobreza, a previsão,a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

"Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem.Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último.sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.

"Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam,se excluem, se repulsam mutuamente.

"A política éa ate de gerir o Estado, segundo princípios definidos,regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou conjunto de funções do organismo nacional. é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política éa higiene dos países sados. A politicalha, a malária dos povosde imoralidade estragada". BINGO. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/09/2021
Código do texto: T7348781
Classificação de conteúdo: seguro