O Canto das Cigarras

O Climatempo já vinha anunciando, mas só acredito vendo. Ou, ouvindo a cantoria das cigarras, que começou nesta terça-feira para comprovar: hoje, chove.
Ótima notícia numa semana de vergonha nacional após o discurso do presidente na ONU e do ministro da saúde exibindo o dedo para manifestantes em NY, mostrando-se ainda pior que seu antecessor, porque cientista e, por isso, crível.
Alguns analistas políticos atribuem a Bolsonaro o poder de estragar todos à sua volta. Eu discordo. É verdade que os que permanecem em seu entorno apresentam-se cada vez mais parecidos com ele em ignorância, truculência e despreparo, mas eu penso que ele apenas faz vir à tona o que já existia em cada um, incluindo seus seguidores mais radicais.
Queiroga, que se apresentava como médico com um currículo até respeitável e, no início, deslizava cauteloso para evitar as sandices do mandatário, aos poucos foi se desmascarando e, hoje, não só defende as mesmas ideias como o faz com arrogância que não aceita o contraditório. Agora, com COVID e isolado em NY, o ministro segue propagando desinformação. Espero, sinceramente, que se recupere bem, para ser julgado por seus erros no combate à pandemia.
Por falar em justiça, a colunista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de São Paulo, afirmou que o Centrão discute a possibilidade de Bolsonaro desistir da reeleição, recebendo, em troca, a garantia de apoio para tentar se defender, e aos filhos, de processos quando deixar o Planalto. A nota não diz como isso se daria, já que, além das acusações de corrupção, crime comum e de responsabilidade, ele também foi denunciado no Tribunal Internacional de Haia. Seja como for, não me agrada a impunidade dessa gente, mas não deixa de ser um alento, pensar que teremos melhores ares para votar em 2022, sem o caos que nos promete a extrema direita com a provável derrota do mito.
Ainda assim, alegrou-me mais o zumbido das cigarras. Claro que quero Bolsonaro fora. Mas, a previsão de chuva é pra hoje.

 
Texto publicado na minha coluna semanal do jornal Alô Brasília.
Veja no jornal acessando:
http://alo.com.br/impresso/qui-23-09-2021/
Estou na página 8, Vida & Lazer
Também pode ser lido na minha coluna online
https://alo.com.br/o-canto-das-cigarras/