GINÁSTICA DESOBRIGADA 
Chegando a idade com mais juventudes acumuladas, eu resolvi fazer além das minhas práticas escoladas, e aprendidas durante a vida, como natação e andar de bicicleta, que acho práticas de atividades físicas, além de lúdicas, e que incluem um ótimo benefício para o nosso corpo, também praticar a GINÁSTICA DESOBRIGADA.
 
 Mas o que é ginástica desobrigada? É eu resolvi criar o meu próprio sistema de movimentos físicos, pensando na minha idade, aquela idade boa, fugindo das instruções acadêmicas onde tem alguém entendido te corrigindo, e te indicando tecnicamente as posições aprendidas pelos métodos tão cheios de detalhes, que te impedem de atuar mais livremente, apesar da ginástica ser sinônimo de liberdade corporal e de expor as energias e queima de gorduras, que devem ser impedidas de se expandir.   
 
 Ora. Movimentos físicos devem ser soltos, variados e de forma bilateral, pois o corpo deve estar em constância de movimentos, assim como o nosso mundo o é, mas devem estar livres e não combinados, podem ser repetidos, ou não, podem ter técnicas já aprendidas, e outras inventadas, mas na  GINÁSTICA DESOBRIGADA, podemos usar, além de movimentos livres em várias direções, tanto de pernas, braços, pescoço, quadris, como se fosse uma espécie de dança e até usando um pouco de esmo nas direções aplicadas.
 
 Podemos usar também de utensílios que estejam ao nosso alcance, para fazermos alongamentos mas tudo sem técnicas, e por isso ela é desobrigada, mas desobrigada de métodos, que não precisa de alguém nos “orientando” que nos diga o que devemos fazer. O que não devemos, é ficar inertes e ver nossa barriga proeminente alcançando limites indesejados. Temos que nos mexer.
 
Afinal existem atualmente tantas formas de ginástica, como a laborar, a localizada, funcional, formativa, espartana, pilates, de contração dinâmica e dezenas de outras, porque eu não poderia indicar uma forma de atividade física diferenciada, chamada qie chamo de GINÁSTICA DESOBRIGADA.
 
 De onde foi colhida esta forma – da vida, dos movimentos dos animais, pois eles têm muito para nos ensinar em termos de sabedoria de  ginástica e até de vida, aliás, eu estou sempre atento a eles, os bichos e fico deslumbrado com as suas imagens  que aparecem na televisão e no computador.
 
Admirem a forma serpenteada do andar das cobras, e quando ela levanta a sua cabeça – e os movimentos feitos pelas asas dos animais voadores – o andar e as brincadeiras dos cães que exercitam todo o seu corpo com aqueles movimentos rápidos e precisos – os peixes que além de praticarem natação, dão aqueles saltos ornamentais fantásticos.
 
 É. Os nossos amigos bichos podem sim nos ensinar muitas coisas, mas o que nós precisamos aprender mais são as sabedorias de viver bem com os nossos semelhantes, e as elegâncias. Felizmente tem muitos que gozam desta virtude, mas seria melhor que mais humanos se juntassem a esses grupos.
 
  Inspiro-me também na natureza e seus componentes, no homem antigo quando a sua ginástica eram os seus afazeres no campo, cortando lenha, caminhando, encilhando o seu cavalo, montando e galopando, tirando leite, descascando milho, plantando e colhendo a maioria dos seus alimentos e quando tinha ao seu alcance um lago ou rio, ele também usava da sua forma a natação. Estas atividades eu considero ginástica desobrigada, liberta, onde o homem era treinado pelos afazeres da vida e tinham a sua robustez física conquistada ao natural.
 
Hoje, muitas das práticas físicas, levam o indivíduo a vícios, como no próprio judô, onde fui técnico, e o treinamento encaminha o praticante a exercer a maioria das técnicas de forma uni lateral, que se é bom para tornar-lhe um ótimo lutador é ruim para a estética física - e assim vêm outras práticas esportivas onde o corpo é usado com o intuito de competir, com treinos que fogem dos limites humanos, e usa uma parte a mais do próprio corpo, que apesar de ser recomendado para se tornar mais uma estrela do seu esporte que será uma minoria, mas a maioria se tornará um doente do esporte.  
 
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 23/09/2021
Código do texto: T7348762
Classificação de conteúdo: seguro