CAPTURA ("Talvez você será perdoado por matar o peixe pra comer, mas não por ter matado a minhoca para capturá-lo". — Charles Canela)
Em tempo de pandemia, quando as escolas estavam fragilizadas e se arrastando para dar alguma aula do jeito que podiam, os sindicatos e associações de professores conclamam para a greve de professor, não deixam por menos qualquer oportunidade de lucro. Ou tem outra intenção o movimento? Em tempos normais, greve de professor nunca teve sentido algum. Ninguém tinha prejuízo, nem o alunado, tudo se repunha, o imbecil ainda sou eu, perseguindo a coerência. Hoje em dia, até os médicos fazem greve lucrativa, tenho de me acostumar com essa ideia promissora.
Pescador experiente sabe que se captura peixe grande com iscas grandes. Se a isca é o pequeno inteiro, de preferência ainda vivo, então enfeitiçará a muitos: um bom salário e a promessa de sobrevivência garantida, ou ainda o conforto tem sido o escorregadio perfumado para o caos.
Todavia, quando a caça, desconfia e não cai na armadilha, odeia-se novamente a caça, pois ela é esperta demais... Então a eficiência está em trocar de isca, ninguém presta a mesma atenção da primeira vez na piada contada duas vezes, perde a graça. CiFA