LEMBRANDO DE ATOS INSTITUCIONAIS NO BRASIL
sábado, 18 de setembro de 2021
Após quase duas semanas corridas do episódio que envolveu o Sete de Setembro, especialmente em Brasília e em São Paulo, onde o Presidente Bolsonaro quase causou um rombo em sua gestão, ao arrumar encrenca com o Superior Tribunal Eleitoral, STE, e o Superior Tribunal Federal, STF. Por pouco não estourou a ruptura definitiva entre os Poderes da República.
Pode-se afirmar assim de forma teórica, porque na prática esta ruptura já se deu desde algum tempo atrás. E grande parte do país sabe muito bem disso porque as rusgas entre eles são quase diárias e frequentes. Mas com ações maléficas causadas por dois ministros: Alexandre de Moraes e Roberto Barroso. Mas consta,segundo quem entende de Constituição Federal, estes dois ministros andam metendo os pés pelas mãos e passando por cima delas.
E o Congresso Nacional não tem ficado fora dessas contendas porque o Senado também anda obedecendo a nossa Lei Maior, desconsiderando algumas ações constitucionais que lá chegaram, incluindo o pedido de impedimento do ministro Alexandre, requisitado pelo Presidente Bolsonaro há alguns dias atrás.
Sabe-se muito bem que todas essas situações derivam da vitória eleitoral vencida por este nas eleições de 2018. A esquerda ainda não aceitou a derrota e, pelo que parece, vai em busca de inviabilizar seu governo de forma profunda e contundente. E já não andam fazendo nada para disfarçar tal intenção, que no caso pode-se classificar como projeto de ação.
E como as gestões do Partido do Trabalhadores, PT, indicou grande parte dos ministros do STF, anda apoiando-se nisso. E a situação praticamente já está insustentável, a ponto de se esperar a qualquer momento um grave acontecimento no país, que o desarrume e desestruture. E esse pessoal não consegue medir e pesar tais estragos com suas ações.
Então, imaginemos o período que o Sr. Bolsonaro ainda possui para terminar seu governo, teremos que passar por outras situações perigosas. E quem acompanha a história política brasileira sabe muito bem que por situações quase parecidas na década de sessenta passada, um Presidente Militar emitiu vários Atos Institucionais, que lhes permitiram governar com sucesso.