E SE PAULO FREIRE ESTIVESSE AQUI'.?.

QUE DIRIA PAULO FREIRE NO SEU CENTENARIO, O PATRONO DA EDUCAÇÃO QUE FEZ DA SUA VIDA UM INOVADOR ESTILO PEDAGÓGICO, COM MAIS DE QUARENTA LIVROS EDITADOS, QUE LUTOU CONTRA O RACISMO, QUE NO SEU LIVRO EDUCADORES DE RUA, A IMPORTANCIA DE UMA POLITICA PUBLICA VOLTADO AOS MENINOS DE RUA.ELE NO SEU CONTEXTO , DESTACAVA A EDUCAÇÃO COMO UM ATO POLITICO , ONDE PROFESSORES E ALUNOS , DEVERIAM ESTAR CIENTE DA POLITICA QUE CERCAM A EDUCAÇÃO. ELE INSTITUIU UM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA AFRICA, AMERICA LATINA , CHILE E NICARAGUA. NO BRASIL ELE ELABOROU UM PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO, TENDO COMO INSPIRAÇÃO UMA EXPERIENCIA ANTERIOR, CONSEGUIU ENSINAR TREZENTOS ADULTOS A LER EM 45 DIAS NO RIO GRANDE DO NORTE. EM 1990, NA CONDIÇÃO DE SECRETARIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO ELE TEVE A CHANCE DE IMPLEMENTAR POLITICAS PUBLICAS ENTRE ELAS A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS . FALAR DE PAULO FREIRE VIROU SINONIMO DE EDUCAÇÃO, DE UM ESTUDIOSO DAS CARENCIAS SOCIAIS E QUERIA E PEDIA PELA NESCESSIDADE DE UM ENSINO NOVO, QUE ABRANGESSE TODAS AS CAUSAS SOCIAIS..HOJE COMPLETARIA 100 ANOS E QUE DIRIA ELE, SE ESTIVESSE AQUI, VENDO A EDUCAÇÃO SUCATEADA, PROFESSORES MAL PAGOS,O ENSINO PUBLICO PRATICAMENTE ESQUECIDO, A FALTA DE VERBA PARA AS ESCOLAS, A LUTA DOS PROFESSORES COM ALUNOS REBELDES, A DIFICULDADE DE LECIONAR SEM O MATERIAL BASICO, SER PROFESSOR ATUALMENTE, É PORQUE ELES SÃO MUITO HEROIS.QUE DIRIA PAULO FREIRE SE VISSE O DESCASO COM A EDUCAÇÃO, O DESCASO COMO SER HUMANO. ACABENDO COM A INCLUSÃO DOS DEFICIENTES ISSO FOI O QUE DE MAIS CRUEL ACONTECEU PELAS FALAS DE UM MINISTRO DESAVISADO..UM HOMEM QUE DEDICOU A SUA VIDA A EDUC,AÇÃO. A PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA FACILITAR O ENSINO, LUTOU BRAVAMENTE PELOS MENOS FAVORECIDOS E SUA VIDAS FOI EDITADA PAUSADA NA EDUCAÇÃO. CEM ANOS DE PAULO FREIRE QUE DEIXOU UM ESTUDO COMPLETO PARA UMA EDUCAÇÃO VOLTADA EM TODOS OS ANGULOS EM PROJETOS MAIORES .ENTENDER PAULO FREIRE É ENTENDER O QUE É SER UMA EDUCAÇÃO PERFEITA. E QUE PENA NÃO PODERMOS COMEMORAR O SEU CENTENARIO DA FORMA DE UMA GRANDEZA QUE ELE MERECE. ESSE GRANDE HOMEM DEIXOU UM LEGADO, QUE É UMA ENCICLOPÉDIA EM DIRECIONAMENTOS PERFEITOS PARA A EDUCAÇÃO..O LEGADO DELE É GIGANTE, INCONTAVEIS LIVROS QUE FALAM E NÃO DEIXAM MORRER A SUA FILOSOFIA CARREGADA DE MUITA DEDICAÇÃO o ASSUNTO DEPOIS DA SAÚDE O MAIS IMPORTANTE PARA NÓS,É A EDUCAÇÃO . E PARA QUEM QUER RECICLAR SUA FILOSOFIA TEM MUITOS LIVROS ENTRE ELES; ' PEDAGOGIA DO OPRIMIDO', PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, A IMPORTANCIA DO ATO DE LER', ' AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE'' EDUCAÇÃO PARA A PRATICA DA LIBERDADE'' EDUCADORES DE RUA'' BONITEZA'' MEDO E OUSADIA'..ESSES SÃO ALGUNS DE MAIS DE QUARENTA OBRAS TODAS COMO TEMA PRINCIPAL A EDUCAÇÃO..UM GRANDE HOMEM UM PROFETA DO SABER, QUANTO TEMOS COM OS SEUS LIVROS APRENDER. ESCREVENDO ESSE TEXTO LEMBREI UM PEDAÇO DA MUSICA ; 'QUE PAÍS É ESSE?' ' TERCEIRO MUNDO SE FOI, PIADA NO EXTERIOR, MAS O BRASIL VAI FICAR RICO,VAMOS FATURAR UM MILHÃO, QUANDO VENDERMOS TODAS AS ALMAS DOS NOSSOS INDIOS EM LEILÃO'...QUE PAIS É ESSE, QUE PAÍS É ESSE.....?.

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 19/09/2021
Código do texto: T7345910
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.