"PICHANDO" O PIX !

(OBS: há perto de 1 mês fiz um texto DE PROTESTO contra o PIX, que vem sendo "empurrado goela abaixo" da população e é "dinheiro virtual" que NÃO SAI da "telinha", como o BITCOIN e tantas outras "moedas", mas não o publiquei por temer vê-lo como DIFAMAÇÃO... pelo visto, só nos resta o SILÊNCIO agora ! *** NATOAZEVEDO)

************

"PICHANDO" O PIX !

A falta de liberdade nessa nossa "Era da Comunicação" é real, não se pode mais expressar sua opinião sobre coisa alguma sem que isso seja visto/tido como DIFAMAÇÃO e, sendo sobre pessoa negra, na maior parte das vezes RACISMO. Ora, se comento algo sobre as vestes ou costumes de alguém branco ou "amarelo" e isso passa por desconsideração, indelicadeza ou falta de educação -- quem pediu minha opinião sobre o gosto alheio ?! -- como isso pode ser visto de outra forma no caso de ser uma pessoa negra ? Nasci numa favela, sei o valor dos Negros para o país, sua contribuição diária enquanto a Nação os aponta como ladrões ou vagabundos, mas daí a se tornarem "intocáveis" vai uma grande distância. Certamente, a maioria que faz comentários sobre o cabelo afro (para ficar só nesse aspecto), emite tais conceitos por discriminação, racismo... parece não sobrar ninguém fora disso !

Serei entendido ? Duvido muito ! Talvez me tachem de "racista enrustido" mas a liberdade de expressão acabou nesses belos tempos, graças á Dilma Roussef, mineira de traços negros, com seu absurdo "MARCO CIVIL DA INTERNET" ! As empresas todas, "com pés e mãos na WEB", esbaldam-se... não se pode mais criticá-las, suas falhas não podem mais ser REVELADAS via Redes Sociais, somente pelos "secretos canais competentes", os SACs, que ninguém lê ou tem acesso, exceto a própria reclamada, que mantém bela imagem enquanto prejudica dezenas, centenas, até milhares.

O fato é que perdemos o domínio de nossas vidas, as grandes corporações DECIDEM TUDO por nós e, às vezes, contra nós. Unidos ao BC - Banco Central, me parece que Caixa/CEF e o BB - Banco do Brasil vão transformar suas contas normais todas em números de PIX, para declarar o Brasil como o "maior Banco virtual do Mundo". Penso que não deveriam -- já que podem, sem pedir licença -- pois o novo megasoftware não é seguro !

Guardo meus rascunhos todos, quando não o fazia o IG mudou de grátis PARA PAGO e, quem saiu dele, perdeu textos, dados e fotos, algo parecido com a situação de um "xiíta do Islã" que puzesse uma bomba no prédio de computadores do Google, do Yahoo, Facebook, etc. O prédio da BC estará isento de acidentes como incêndio, curto-circuitos, inundação por vazamentos no teto, FERRUGEM, etc... alguém garante tanta segurança em qualquer Empresa ?

O jornal DIÁRIO DO PARÁ -- em 13/et. 2021, reprisando a FOLHAPress -- reproduz página quase inteira sobre os perigos (de golpes) a que estamos sujeitos. BANCOS e empresas cibernéticas questionadas "desconversaram" ou nem responderam. No texto, as "soluções" pra tentar evitar os golpes via PIX exigem NOÇÕES de informática que os mais idosos nem têm ou, pior, não se interessam em possuir, eu entre êles. Para livrar-se dos "hackers" e de bandidos comuns, de arma na mão, você pode... 1) criar "amigo autenticador", uma verificação dupla de segurança, para saque de altos valores, o que não impediu um locador de carros no Rio de perder 80 mil reais; 2) "bloqueio por geolocalização"... entendeu ?, nem eu !; 3) "bloqueio por horário"... prepare-se para ficar 3 dias "em cativeiro", com o bando tirando sua grana aos pouquinhos, em "cotas" de 100 e mil reais; 4) também por "perfil de destinatário"; 5) "botão de pânico", que impediria o ACESSO às suas economias, mas parece que o "sistema" nem foi criado ainda e, por fim, o gracioso recurso (?!) 6) de "CELULAR DO BANDIDO", um espanto enquanto "sugestão". Teu aparelho completo, caríssimo, com 20 ou 30 APPS incluindo o PIX, fica em casa, bem guardado. Vais sair com celular "vagabundex" (com qual chip ?!) que entregarás sorrindo ao meliante.

Enquanto tal desgraça não suceder -- bata 3 vezes na madeira, MDF não serve -- sempre que precisar de transacionar com PIX o cidadão irá correndo para casa acionar o celular válido... isso a toda hora, duas vezes por dia, no mínimo. Neste momento "dona CAIXA" (sem me consultar) já mudou o número de minha conta-corrente de 6 dígitos fáceis de decorar, com 5 reais de crédito desde o ano passado, para não sei quantos algarismos, mais "senha sobre senha", tendo que acessar aplicativos em meu celular de 90 reais -- que nem sei se faz algo dessa ordem -- apenas para que que o Brasil "se vanglorie" de ser "o maior Banco VIRTUAL do Planeta" !

Meu irmão teve seu auxílio de junho retirado VIA PIX por um espertalhão qualquer, sem nenhum esforço, com nome incompleto e o email dele errado... como assim ?! Nenhuma explicação por parte da CEF (que o ressarciu 1 mês depois), mas ficou parecendo que meu irmão "facilitara as coisas" pro ordinário desconhecido. A "grana" foi pr'uma CONTA REAL de "laranjas" (é a desculpa dos Bancos todos) no Banco ITÁU lá de Magé, eu acho... e daí ?! Ora, o sujeito EXISTE, há cópia da FOTO dele nos arquivos da Agência, talvez seja conhecido lá no bairro... vão fazer o quê ?! NADA ?

"NATO" AZEVEDO (em 19/set. 2021, 5hs)