NÃO SEI...

NÃO SEI…

Não sei… É uma maneira incomum de se começar uma crônica, eu bem sei amigo leitor, que haverá outros textos bem mais interessantes do este em que os seus olhos pousaram, mas, permita-me explicar o motivo do, “Não sei” que deu início a nossa, por assim dizer, conversa. Sem mais delongas, vamos lá.

Cheguei do trabalho às dezessete e trinta da tarde, em ponto, cansado, pés e pernas doendo, o sol lentamente caindo no horizonte, ruas sem muito movimento, nenhuma novidade nisso. Como eu estava dizendo, cheguei cansado, nem bem terminei de abrir o portão e fui recebido por minha filha. Dessa vez ela não estava com um sorriso alegre no rosto. Pelo contrário, estava com os olhos miúdos e cara de bolacha, de imediato perguntei:

─ O que aconteceu minha filha?

A resposta foi rápida, certeira, direto no alvo.

─ Tédio…

Eu não lhe respondi mais nada, ela entrou em casa e foi direto para cozinha, ficou andando de um lado para o outro, inquieta. Enquanto eu tirava a marmita da minha mochila, arrumando uma coisa e outra, fiquei observando sua fisionomia pesada. A minha filha tem dez anos, não era para ela ter 'tédio', isso não combina com sua idade, mas… Os tempos são outros. Na minha época de criança, aos dez anos, eu nem sabia o significado da palavra 'tédio'. Eu queria mais era brincar e correr. Fazenda, liberdade, nada dessas modernidades de hoje em dia. Como eu disse anteriormente, os tempos são outros.

Fui tomar café, conversar um pouco com minha esposa antes de ir para o banho. Lá estava minha princesa, com a mesma cara emburrada, andando de um lado para o outro. Retornei para cozinha após o banho, minha filha estava na sala, no computador, continuava com a mesma fisionomia triste. Foi nesse momento que comecei a compreender toda a coisa, ela estava com o meu computador, jogando roblox, o seu jogo favorito, que, sinceramente, não vejo graça. Lancei outra pergunta:

─ Filha, porque você não está jogando em seu micro?

─ Ah! Pai… O meu micro está ‘bugando’ muito 'bugado', não dá para jogar. Começo e daí já trava tudo…

─ Entendo.

Foi aí que a coisa toda fez sentido. Na tentativa de tirá-la do 'tédio' eu sugeri diversas coisas; ler, escrever, lavar a louça para sua mãe, embora ela tenha lavado alguns copos e pratos, continuava sem um sorriso no rosto. Levantei-me e fui para sala, convidei-a para assistirmos qualquer coisa na TV, ela aceitou. Não estava passando nada de interessante, como o meu computador estava ao lado, resolvi escrever a crônica da semana. Foi aí que a perguntei sobre o que escrever, ela me respondeu na mesma entonação de antes. “Não sei”, eu lhe disse, “Pronto, é com esse seu ‘não sei' que vou começar a escrever" e assim nasceu essa crônica.

Minha filha ficou o tempo todo ao meu lado, acompanhando cada palavra escrita, por vezes rindo, em outros momentos fazendo careta, dizendo "Ah! Pai, não escreve isso não". Acabei por arrancar vários sorrisos de seu belo rosto... Finalmente, dia ganho, crônica escrita, tudo graças ao, 'não sei', seguido do 'tédio' de minha filha.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 19/09/2021
Código do texto: T7345497
Classificação de conteúdo: seguro