LACRAÇÃO X VISIBILIDADE: ENTENDA A DIFERENÇA EM 3... 2...1.

Por @andreaagnus

“Por que LGBTs são tão lacradores?”

Atirou-se uma pedra no lago profundo de minhas reflexões. E a pergunta reverberou até a margem da indignação. Lacrar – fechar ou aplicar lacre em algo. O significado diz muito do que eu sou: lésbica cuja existência tentam silenciar pelas bordas, aqui e acolá.

“Você devia ser mais discreta. Isso pode até atrapalhar um novo emprego.”

O tempo fecha dentro de mim. Não me tornarão invisível! Chega agosto, o mês da visibilidade lésbica, tem tanto a conquistar e não só pra mim. Tantas de nós são violentadas, subjugadas e mortas.

“Se for por isso, gente hétero é agredida e morta todos os dias.”

Fico pasma! Imagino a notícia em um jornal: “Jovem hétero morre por usar seu paletó e gravata” ou “Espancaram um casal heterossexual por trocar carícias em público”. Coisa de pisciana, sou descontroladamente criativa.

“Só tem lacração nas suas redes sociais!”

Quem julga assim, me deixa feliz. Me faz ver que estou “mandando bem” o meu recado. Somos muitas. Além de sofrermos com o machismo e a misoginia, ainda pegamos a rebarba de discursos infundados e críticas vazias de quem nos rodeia. Como combato isso? Através da escrita. Daí o motivo de Alétheia, meu primeiro romance, ser publicado em agosto de 2021 na Amazon.

“É o meu ponto de vista. Se querem respeito, respeitem minha forma de pensar.”

Quando a forma de pensar de um único ser humano invalida a existência de outro, a esfera do respeito implode em si mesma. Expressar qualquer opinião que deslegitime a forma de outra pessoa viver, não é questão de achar a sua certa e, por isso, a minha errada. Compreensão é a palavra que une o panorama de qualquer discurso. Nós existimos. Não fomos inventadas. Por que temem nos ver? – Pergunto!

Nosso histórico de lutas por direitos e a coragem de nos mostrarmos na sociedade, a não aceitação de sermos deixadas à margem, nos fez transformar uma palavra no seu sentido nato em algo bom: lacrar, em nossa gíria, significa a forma mais surpreendente e impactante de sermos vistas com uma fala ou ação de tirar o fôlego. Lacração é o modus operandi da nossa resistência!

Andréa Agnus
Enviado por Andréa Agnus em 18/09/2021
Código do texto: T7345377
Classificação de conteúdo: seguro