' ' TERRA EM TRANSE'..
NÃO EXISTE NINGUEM QUE DOCUMENTOU A TERRA, SEUS PROBLEMAS SOCIAIS, OS INDIGENAS , A AMAZONIA, AS AMERICAS COM TANTA VERACIDADE COMO SEBASTIÃO SALGADO, FICOU CONHECIDO MUNDIALMENTE EM 1994 POR SEU TRABALHO NA AMAZONIA . TODOS OS SEUS LIVROS TEM O PROJETO GRÁFICO DA SUA ESPOSA LELIA WANICH .. ESCREVEU LIVROS COMO; ' GOLD' 'GENESIS',' AMAZONIA'' OUTRAS AMERICAS'' AFRICA'' TRABALHADORES'' EXODUS'' TERRA DA MINHA TERRA' E 'SHAHER'. ELE RECEBEU TANTOS PREMIOS INTERNACIONAIS QUE SE FOR ELENCAR DA UMA PAGINA E AGORA VAI RECEBER O ' PREMIO IMPERIAL DO JAPÃO QUE É CONSIDERADO O NOBEL DAS ARTES. FALAR DE SEBASTIÃO SALGADO É FALAR DO MAIOR FOTOGRAFO DO NOSSO TEMPO E ORGULHO MAIOR,É DIZER QUE ESSA LENDA VIVA CONTA EM SEUS TRABALHOS ,A RAIZ DO BRASIL ELE CONTA EM SUAS FOTOS A TERRA EM TRANSE, ELUCIDANDO EM CADA TRABALHO O GOSTO DA TERRA. O QUE FAZ DELE UM REFERENCIAL SÃO AS FOTOS DIRETAS DISPARADAS NO MOMENTO CRUCIAL, ELE TEM UM OLHAR DE LINCE UMA SENSIBILIDADE ARTISTICA MUITO APURADA , AS SUAS FOTOS NÃO PRECISAM DE LEGENDA ELAS FALAM POR SI SÓ, ELE TEM UMA ORIGINALIDADE EM FOTOGRAFAR COM UMA SIMPLICIDADE TAMANHA, QUE VOCE SENTE O GRITO SURDO DOS INDIGENAS , APENAS NO SEMBLANTE FOTOGRAFADO.ELE TEM A FORMULA PERFEITA PARA REVELAR DORES, ELE SABE ABSTRAIR, E REVELAR A REALIDADE NUA E CRUA.ELE VIVEU NA AFRICA, NAS AMÉRICAS, MOROU NA AMAZONIA E É UMA VOZ EM FAVOR DOS INDÍGENAS , DAS SUAS CRENÇAS E CAUSAS , ACREDITA QUE OS INDÍGENAS , SEMPRE FORAM OS DONOS DAS TERRAS E PARA ELE SÃO OS MAIS ESQUECIDOS. ACREDITA QUE SE O HOMEM ACREDITASSE MAIS NA CULTURA E REMÉDIOS EXTRAÍDOS DA TERRA , E A SABEDORIA DESSE POVO, A VIDA SERIA DIFERENTE. SEBASTIÃO ALEM DE FOTOGRAFO ELE É UM GRANDE AMBIENTALISTA,NAS SUAS TERRAS TUDO É PRESERVADO, TUDO É CUIDADO SEMPRE EM FAVOR DA NATUREZA.MAIS O QUE EXISTE DE MAIS LINDO É QUE SEUS TRABALHOS HOJE EM EXPOSIÇÃO NO MUNDO INTEIRO ELES EMOCIONAM PELA VERACIDADE, VOCE NÃO PRECISA SE UM CONHECEDOR DE FOTOGRAFIAS, AS SUAS FOTOS SÃO VERDADEIRAS ESCULTURAS, QUE FALAM. E A GENTE ENCONTRA UM CHARM, NA PROPOSTA REAL QUE ELE EXPÕE SEM LIMITAÇÕES, A INTELIGENCIA EMOCIONAL DELE VAI ALEM DO REAL, ELE FAZ VOCE SENTIR, VOCE SE EMOCIONAR,VOCE MERGULHAR NO UNIVERSO DA VIDA COMO ELA É SEM MAQUIAGEM,SEM ADEREÇOS, SEM FANTASIAS, NO COTIDIANO REAL ONDE A HUMILDADE É CENTRALIZADA E CAPTADA PELO OLHAR DO ARTISTA.. O SEU LIVRO DOCUMENTAL É A ESTÓRIA DO POVO QUE SOFRE, AS MINORIAS ESQUECIDAS E DISTRAIDAMENTE REVELADAS NUM CLICK, A ANGUSTIA DE UMA VIDA DE SOFRIMENTOS.EU NÃO ENTENDO DE ARTE FOTOGRAFICA, MAS NOS TRABALHOS DELE ENTENDI, QUE TUDO VAI MUITO ALEM QUANDO SE RETRATA A ALMA DE UM GRANDE ARTISTA. SESSAS GRANDES EMISSORAS ,QUE FAZEM SERIES DE JOÃO DE DEUS, ROGER ABDEL, PORQUE NÃO SE INSPIRAM A CONTAR A ESTORIA TÃO NOBRE. TÃO LINDA,TÃO DIGNA E TÃO EDIFICANTE , QUE MUITOS GOSTARIAM DE CONHECER, ESSA LENDA VIVA, QUE NOS COMOVE COM AS SUAS CAUSAS SEMPRE EM FAVOR DO BEM. A VIDA DE UM NATURALISTA E PACIFICADOR , NÃO TEM GRAÇA?É MUITO MONOTONA? ESSE HOMEM DOCUMENTOU A SUA VIDA E EDITOU A VERDADE DE MUITOS ESQUECIDOS..