O PIONERISMO DE CADA UM.... 17h06min.
Realmente o cotidiano não é estático, vai se modificando ao longo do tempo. Sempre houve pessoas, que colocavam em prática seus ideais, mesmo que para isto enfrentassem muitas dificuldades.
O local que moramos, teve o seu “começo”, em 1950, quando foi colocado à venda lotes, cuja a oferta era tentadora 100 pagamentos sem juros. Bem no começo, surgiu na rua principal, a igreja, São Paulo e São Pedro, * os novos moradores iam chegando, construindo suas rudimentares casas, não havia luz, água enganada e saneamento básico, é evidente que tudo isto dificultava suas vidas, mas movido por um espírito de pioneirismo, foram permanecendo e tocando suas vidas.
Chegamos aqui em 1972, já havia luz e água enganada, esgoto veio bem depois.
Mas ou menos no início dos anos 50, um morador abriu um pequeno armazém, “acanhado”, Mercado Ideal, pois foi adaptado na frente de sua moradia, os moradores iam aumentado, e os negócios prosperando, este casal teve seis filhos, cinco meninos e tão somente uma menina, mais tarde, com a melhoria de seu comércio, construiu um supermercado de pequeno porte, - aliás, a empreitada foi dada ao pai do nosso genro Luiz, que era pedreiro - , com o seu trabalho honesto dele e da esposa, conseguiu dar uma boa educação aos filhos, três se formaram em odontologia, um se torno mecânico, o outro passou em concurso público federal, a menina hoje toca um pequeno restaurante.
Imaginamos o seu esforço, para que sua família tivesse um bom preparo, pois mesmo que tivessem passado na Federal, os livros, e outros “acessórios” sempre foram de alto custo, mas com muito esforço a tudo venceu...
O tempo é “implacável” e passa célere, e inevitavelmente vem a velhice, as limitações da idade, e outra pessoa, acaba arrendando o estabelecimento comercial, que deu a ele sua manutenção e da família. O novo proprietário, o tocou por alguns anos, mas por uma série de problemas, acabou o fechando. O imóvel foi alugado para uma firma de informática, que ali permaneceu alguns anos, e novamente a antiga sede comercial ficou fechada...
Para nossa surpresa, na semana passada. foi deixado um prospecto de propaganda, o antigo supermercado seria novamente reaberto, com um nome bem fora do comum, Salomé, e que esta seria a quarta loja, no sábado dia 12, nossa filha Marylene, passou aqui e levou a mãe para inauguração,
Os novos proprietários deram vida nova ao imóvel, com uma reforma para valer, ficou com ambiente renovado e acolhedor, - entrei ontem lá, para fazer umas comprinhas, para o café da tarde, pois o nosso neto Fernando tinha vindo nos visitar – não deixa de ser as transformações do cotidiano, que muitas vezes muda para melhor.
Quanto ao casal de pioneiros, já não estão mais entre nós, ele partiu antes e a esposa depois, mas indelevelmente deixaram as marcas de suas presenças, de uma vida de muito sacrifício e trabalho, pois bem no começo de suas vidas, tinham tão somente uma banca de feira, ... 17h47min.
*O nosso dileto amigo, Professor Reinaldo, havia comprado um lote, ao lado da igreja, e acabou doando, para ampliação da mesma, muito embora tivesse a convicção Espírita.
Em tempo: a população de nossa cidade em 1870, tinha tão somente dez mil habitantes, foi quando um ano depois surgiu a Cerâmica Colle, que durante muitas décadas produziu manilhas de barro, mas esta já é outra história...
Curitiba, 17 de setembro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul
https://www.recantodasletras;com.br/aautores/walmorzimerman
mesnagensespiritas.site walmor.zimerman01@gmail.