ELOGIOS
 
Elogio é uma palavra muito linda pertencente ao nosso português, apesar do seu desuso, é bom pensar a respeito da sua aplicação. Já que muitas vezes é usada a palavra CRÍTICA. Ou seja, parece que fazer as coisas certas são uma obrigação e as coisas erradas, não analisamos o porquê, mas sempre pensamos que elas não deveriam acontecer. Eu mesmo tive várias oportunidades e usar a palavra ELOGIO, mas fui falho. Não sei por que a palavra crítica toma á dianteira. Sempre que alguém faz alguma coisa errada, nós não nos preocupamos o que ocasionou o erro, criticar ou cobrar é uma alternativa mais rápida, que parece já estar na ponta da língua. É muito comum nas empresas as pessoas que estão no comando, usarem mais a crítica do que elogio, até parece que elas não erram. Ou pensam que um funcionário por estar subordinado não pode errar, mas pode sim, pois senão ele é que estaria no comando. Ou seja, todos erram, e erram os que fazem alguma coisa, e é errando que aprendemos. Claro que é melhor errarmos menos e acertarmos mais. Quando uma pessoa é criticada, ela provavelmente vai se defender e como será a sua defesa, com palavras, ou vai produzir menos e errar mais. De qualquer forma, ambos sairão perdendo. Se houver um elogio sincero por alguma atitude bem feita, “que muitas vezes nos falta” a pessoa além de sentir agradecida e melhorada no seu aspecto funcional, deve fazer o melhor que puder para aprimorar as suas atividades, o que é bom para todos. Quando nos tratamos com filho, é comum a gente querer o melhor para ele, e achamos que criticando, e cobrando cada vez mais, seria o melhor caminho. Da mesma forma acaba criando uma defesa do filho, que muitas vezes acham que sabem mais dos que seus pais com suas vivências e seus erros, e o resultado não é o que esperamos. Às vezes nós deixamos de elogiar nossos filhos, por que não sabemos como é de suma importância na sua formação para a vida, pois é quando eles crescem que tudo o que é de bom ou de ruim assimilam, por isso temos que acreditar o quanto à paternidade e a maternidade tem suas influências.
 
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 17/09/2021
Código do texto: T7344616
Classificação de conteúdo: seguro