REVENDO A LISTA DE ANTES DE PARTIR

Revi outro dia um filme fantástico, Antes de Partir (The Bucket List, com Morgan Freeman e Jack Nicholson. Nele, os personagens tinham doenças terminais e um deles fez uma lista do que queria fazer. Quando soube que ia morrer em poucos meses, jogou o papel fora. O outro pegou e adicionou seus desejos, que eram bem diferentes, e disse que deviam fazer. É filme, um era bilionário, isso facilitou realizar alguns dos sonhos, viveram coisas intensas e bonitas.

As grandes coisas na vida não se constroem em poucos dias, são projetos que precisam de semanas, meses, anos. É muito difícil se fazer algo assim se não há um sonho, uma motivação para dedicar tempo para isso. E o cotidiano deixa pouco tempo para sonhar. E como muito poucos são milionários, se quiser fazer algo grande sem ser, precisa muitos anos para isso. Pensando nisso, fiz a minha lista:
- Conhecer Japão e Austrália
- Ser atleta numa Olimpíada de Masters
- Ir ao cinema e jogar golfe todas semanas por muitos anos
- Ser um escritor influente
- Criar uma nova forma de política

Eu já fiz uma lista parecida no passado, mostrei a uns amigos, um deles disse que comecei com sonhos viáveis e terminei com a paz na terra. Com toda certeza ele tem um pouco de razão, muitas das coisas que pensei são bem difíceis mesmo, mas respondi que meu horizonte era o dos mais de 40 anos que ainda desejo viver. O que é impossível para um projeto de uma vida inteira?

Não consegui realizar nenhum grande sonho desde que fiz a ultima lista, não risquei nem um item. Sou muito pé no chão e vivo guiado por projetos menores para prazos mais à vista, com metas e planos para se realizarem, esses sim realizei alguns.. Nem por isso deixo de cultivar sonhos, para mim, querer algo relevante e extraordinário no futuro é algo que anima frente ao cotidiano, especialmente quando este é pouco interessante.

Lembrei da minha lista lendo um texto do colega Vento Lusitano que falava sobre John Lennon, que escreveu a música Imagine, que vê sonhos de outra forma. Penso todos os dias em trechos dela "Imagine um mundo sem países e sem religiões, nada para matar ou morrer por eles, onde todos possam viver em paz. Você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único. Espero que um dia você junte-se a nós e que o mundo viva como um só." Que palavras poderosas, quantas vezes me levantaram em momentos de desânimo com o mundo como é. A música já tem 50 anos e o sonho de Lennon não se realizou. Mas será que isso o faz inválido?

Outro que tinha sonhos era Nelson Mandela. Ele ficou 27 anos preso e sonhando com seu país livre e sem discriminação dos negros. No filme Invictus, conta de um poema com o mesmo nome, onde estava escrito “Sou o senhor do meu destino e o condutor da minha alma.” Ele saiu da prisão, de suas limitações, conseguiu ser presidente e realizar muito do seu sonho. Até o impossível pode ocorrer.

Ninguém sabe o que o futuro traz. Se não realizar minha lista, asseguro que as tentativas que estou fazendo por esses sonhos já estão trazendo muita reflexão, momentos bem felizes, o buscar pode ser muito prazeroso, chegando-se ou não onde se quer.
Paulo Gussoni
Enviado por Paulo Gussoni em 16/09/2021
Reeditado em 18/09/2021
Código do texto: T7344019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.