Vinte anos de uma tragédia!!!
Vinte anos de uma tragédia humana!!!!
Hoje falaremos do escritor mexicano Octávio Paz e da sua brilhante obra “ o labirinto da solidão e post-scriptum”, tradução de Eliane Zagury, Rio de Janeiro : Paz e Terra. Resumidamente a questão deste livro é saber o que faz um país ser o país, ou seja, valorizar a sua história e a sua tradição. Em outros termos, e como tantos outros autores, procura discutir os caminhos que tornam uma sociedade diferente e única, muito embora esteja, como outros sistemas políticos, igualmente submetida a certos fatores sociais, políticos e econômicos comuns. Segundo Paz a diferença existe e é importante, mas ela jamais pode ser a única força motriz de um povo desenvolvido. Ainda mais quando atravessamos uma Pandemia jamais vista que aniquilou próximo de seiscentas mil vidas e também um cenário de inflação galopante. Neste momento buscar os extremos é um suicídio para qualquer cidadão ou político que se julgue responsável. Acolher os milhares de microempreendedores que perderam empresas e sonhos por conta de uma situação de crise mundial, que não foi produzida aqui no Brasil, mas que caiu em todo o planeta como uma bomba de Hiroshima e Nagasaki. Caiu sobre nós como os dois aviões caíram nas Torres Gêmeas do World Trade Center exatamente na em 11/09/2021. Data que nos mostra o quanto a vida é sem valor para algumas seitas e “ religiões”: que matam e humilham em nome de Deus.
E aqui o mexicano coloca uma pergunta capital. “ mas para que ir procurar na história uma resposta que só nós podemos dar ? Se somos nós que sentimos diferentes, o que nos faz diferentes e em que consistem estas diferenças ? ( 1976:23). E finaliza a sua obra com uma lição maravilhosa : “ O que nos separa não deve destruir o que nos une !”
Que esta lição mexicana seja nosso alento neste 11 de setembro de 2021 para que a tragédia de Nova York e também a tragédia do Afeganistão, em que crianças , mulheres e idosos perderam suas vidas não se repitam; pois sempre o Amor sobreviverá ao ódio e à intolerância fanática de alguns poucos.
Gustavo Mameluque . Jornalista. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Colunista do site montesclaros.com e titular do blog mameluquegustavo.blogspot.com